Pãezinhos de abóbora | de-li-ci-o-sos

Sabe os pães que normalmente se utilizam para rechear com um hambúrguer? Imagine-os, agora, mais fofos, com um leve sabor a abóbora e sem ingredientes artificiais 😊

Ingredientes

500 gramas de farinha (de força)

175 ml de água

250 gramas de abóbora descascada e sem sementes

100 ml de azeite virgem extra (do bom)

7 gramas de sal fino

6 gramas de fermento seco – Fermipan

Sementes de sésamo para polvilhar – opcional

Preparação

Comece por cortar a abóbora em pedaços pequenos. Coloque-a num recipiente apto para micro-ondas, tape com película e cozinhe, no micro-ondas, na potência máxima, por cerca de 5 minutos, ou até se apresentar mole. Tenha cuidado para não se queimar quando remover a película aderente do recipiente. Esmague com a ajuda de um garfo, reserve 150 gramas e utilize o resto em sopas ou num risotto, por exemplo.

Na taça da batedeira com o gancho coloque todos os ingredientes exceto o sal e as sementes de sésamo. Amasse, numa velocidade baixa, até todos os ingredientes se integrarem. Adicione o sal e amasse durante cerca de 10 minutos, ou até que a massa se descole das paredes da taça.

Se optar por fazer à mão, coloque a farinha num recipiente amplo. Forme uma cavidade no centro e adicione a água, o puré de abóbora, o fermento e o azeite. Misture com uma colher de pau.

Adicione o sal e misture novamente.

Transfira a massa para uma mesa limpa e trabalhe com as mãos durante cerca de 10 minutos, ou até que a massa se descole das mãos e da bancada. Evite adicionar farinha.

Forme uma bola com a massa e coloque-a numa taça grande previamente untada com um pouco de óleo. Tape com película aderente ou com um pano e deixe levedar, num local afastado de correntes de ar, durante uma a duas horas, ou até duplicar o volume inicial.

Divida a massa em 10 porções com cerca de 90 gramas cada. Forme pequenas bolas, fazendo-as rolar pela mesa, e fazendo alguma pressão com as mãos.

Forre um tabuleiro com papel vegetal, polvilhe com um pouco de farinha e disponha os pãezinhos bem espaçados. Tape com um pano fino e deixe levedar durante mais meia hora, o tempo de pré-aquecer o forno nos 200º.

Asse os pãezinhos durante cerca de 15 minutos. Para ter a certeza que estão cozidos, retire um e dê uma pancadinha com os nós dos dedos; o pão deverá soar a oco; caso contrário, deixe ficar no forno por mais 3 a 5 minutos.

Retire os pães e deixe arrefecer em cima de uma rede. Eu sei, eu sei que este é o passo mais difícil da receita, mas é importante deixar arrefecer antes de cortar 😊.

A partir daqui, coma os pãezinhos assim simples, com um pouco de manteiga, ou com os seus ingredientes preferidos; ficam deliciosos com um pouco de queijo creme, couve kale e salmão fumado.

Talvez lhe interesse

Deixe um comentário

0 Comments

    1. Olá Cristina,

      A farinha de força tem um valor de proteína mais elevado, é adequada para massas que levam açúcar, ovos, e têm maior capacidade de absorção de líquidos.
      Contudo, se não encontrar, repare no quadro do valor energético das farinhas de supermercado, e compre a que tiver maior percentagem de proteína 😉