Tarte de trufa de chocolate e laranja
No outro dia, a Paula do The Culinary Scene publicou uma foto provocadora de uma tarte de chocolate. Eu sou um dos que não conseguem resistir a semelhantes provocações e fui a correr pedir-lhe a receita. Assim, depois de algumas alterações que fiz, aqui fica a minha sugestão para este fim de semana chuvoso.
Lanço-vos um desafio: se estiver a chover, façam esta tarte e desfrutem dela no sofá, com uma chávena de café bem forte. Ah, convidem também os vossos amigos, pois irão derreter-se como a tarte 😉
Ingredientes para a massa:
150 gramas de farinha sem fermento
100 gramas de manteiga fria, cortada em cubos
25 gramas de cacau
50 gramas de farinha de alfarroba
50 gramas de açúcar
1 ovo
Ingredientes para o recheio:
200 gramas de chocolate negro para culinária, mínimo 70% cacau
200 ml de natas
100 gramas de açúcar
25 gramas de manteiga
1 laranja
Preparação da massa:
Coloque as farinhas, o cacau, o açúcar e a manteiga numa tigela e amasse, com as pontas dos dedos, até obter uma mistura granulada. Adicione o ovo, ligeiramente batido, e amasse mais um pouco até obter uma massa consistente e homogénea (pode fazer este passo no robot de cozinha).
Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frio durante cerca de 2 horas, até ficar firme e bem fria.
Ligue o forno nos 175º.
Estenda a massa entre duas folhas de papel vegetal (isto evitará a adição extra de farinha, o que enrijece a massa) e forre com ela uma forma para tarte com cerca de 22 cm de diâmetro.
Recorte os excessos e pique o o fundo da base com a ajuda de um garfo.
Coloque uma folha de papel vegetal e encha com feijão ou grão.
Leve ao forno durante 15 minutos.
Retire o papel e o feijão/grão e leve ao forno por mais 20 minutos a 160º.
Deixe arrefecer completamente.
Preparação do recheio:
Pique o chocolate grosseiramente com a ajuda de uma faca. Reserve.
Num tacho, coloque metade o açúcar, metade das natas e 3 tiras da casca de laranja (só a parte amarela) e leve ao lume até começar a ferver.
Retire as cascas de laranja e adicione o chocolate. Deixe repousar dois a três minutos.
Mexa energicamente e, assim que a mistura amornar, adicione a manteiga e mexa mais um pouco, até obter um creme suave e brilhante.
Quando a base da tarte (massa) estiver completamente fria, preencha com o creme de chocolate. Alise ligeiramente e leve ao frio durante pelo menos 3 horas. Se puder ficar de um dia para o seguinte será o ideal.
Antes de servir, bata as restantes natas (que deverão estar bem frias) com o resto do açúcar até obter um chantilly forte e faça algumas rosetas sobre a tarte. Decore com a restante casca da laranja, cortada em tiras o mais finas que conseguir.
Pois, é mesmo provocadora essa tarte! E uma pessoa aqui a ver sem poder comer, que injustiça! Beijinhos