Ovos com favas e espargos
Ontem fiz uma visita às Flores da Aldeia e estavam lá umas favas tão mas tão verdes e tenras que não resisti e trouxe-as comigo. Depois de remover a casca e a película, quase não precisam de ser cozinhadas, sabem bem assim. Mas se tiverem uns ovinhos caseiros e uns espargos verdes….
Experimentem, faz-se num instante e o resultado final é tão….. Até me faltam as palavras 😀
Ingredientes:
1 molho de espargos selvagens
1 chávena de chá de favas tenras, sem casca e sem película
50 gramas de manteiga
4 ovos
1 dente de alho laminado
2 colheres de sopa de nata líquida
Sal e pimenta q.b
Preparação:
Arranje os espargos, partindo a extremidade mais grossa com as mãos.
Coloque um tacho ao lume com água e sal. Assim que ferver, coloque os espargos, deixe ferver por 2 a 3 minutos, escorra e passe-os por água gelada (este processo impedirá que cozinhem demasiado e fará com que mantenham o seu verde intenso). Reserve.
Numa frigideira, coloque a manteiga e leve a fogo médio até derreter. Adicione os alhos, as favas e os espargos, cortados em pedaços com cerca de 2 a 3 centímetros.
Numa tigela e ajudando-se de um garfo, bata os ovos juntamente com as natas. Verta este preparado na frigideira, tempere com sal e pimenta moída no momento e mexa com uma espátula. Deixe cozinhar até os ovos começarem a coagular. O tempo de cozedura depende do gosto de cada um, se prefere os ovos mais ou menos cozidos.
Boa ideia! Normalmente faço só com os espargos, mas com as favas também deve ser ótimo, para quem gosta de favas, claro, como eu.Susanahttp://paparocadeliciosa.blogspot.pt/