O meu Wellington | Sou feliz
Sou fã de pratos descomplicados, mas também gosto de mesas compostas e bonitas.
Gosto de pessoas bonitas por dentro e com os olhos grandes, brilhantes e transparentes.
Gosto de cozinhar.
Gosto de comer.
Gosto mais ainda de partilhar.
Cozinho, ensino, fotografo, como e sou feliz!
Feliz pelas pessoas bonitas que se cruzam comigo, feliz por gostar de gostar, feliz por dar e receber, feliz por estar aqui, ali, às vezes a correr, mas por querer, sentir, sonhar, crescer, sorrir e cozinhar.
Esta é a minha última receita partilhada de 2017. Encerra-se um ano de muito trabalho repleto de novos projetos, de novas caras, de algumas reviravoltas e de alguns arrependimentos, de gratidão e de ilusões; E, como tal, a receita veste-se de gala, se bem que sem toalhas de linho ou algodão, sem candelabros nem cristais, mas com produtos genuínos e o melhor sentimento: a gratidão. Partilho, convosco, este meu Wellington de porco (confesso, acabo de deixar deslizar uma lágrima – ou duas, vá!), porque estou verdadeiramente grato pelas oportunidades, pelas nomeações, pelo trabalho e, sobretudo, pelo vosso carinho!
Assim, desejo-vos um brilhante 2018! Eu conto de continuar por cá, até porque em janeiro o blogue faz 4 anos e parece que irá haver algumas surpresas 🎉🥂
INGREDIENTES
1 lombelo de porco com cerca de 450 gramas
2 colheres de sopa de mostarda (usei esta)
150 gramas de bacon fatiado
1 colher de sopa de molho de soja
Sal e pimenta q.b
Azeite q.b
2 dentes de alho
1 embalagem de massa folhada estendida
1 ovo para pincelar
Cebola roxa caramelizada para acompanhar (usei esta)
Cogumelos frescos, espargos ou outros legumes para acompanhar
PREPARAÇÃO
Limpe o lombelo de gorduras, tempere com sal, pimenta, o molho de soja e os dentes de alho esmagados. Regue com um fio generoso de azeite e massaje. Tape com película aderente e deixe repousar por cerca de meia hora.
Aqueça uma frigideira. Coloque a carne e deixe corar, voltando, para que fique com uma cor dourada uniforme e selada. Retire para cima de uma grelha, pincele com a mostarda e deixe arrefecer completamente.
Entretanto, ligue o forno nos 200º.
Abra a massa folhada e disponha, por cima, o bacon fatiado, deixando uma margem com cerca de 4 cm.
Coloque no centro o lombelo já frio e enrole, como se fosse um embrulho, mas mantendo a forma de cilindro.
Pincele com o ovo batido e, com alguma perícia, faça alguns cortes decorativos ajudando-se de uma faca bem afiada. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos, até que fique dourado e a massa folhada esteja crocante.
Retire do forno e deixe repousar durante 5 minutos.
Sirva o wellington fatiado, acompanhado de espargos cozidos, cogumelos salteados na frigideira onde selou a carne ou com os legumes de que mais gostar.
Coloque sobre a carne, já empratada, um pouco da cebola caramelizada, e abra uma garrafa de espumante bem fresco.
Vivam as mesas partilhadas!
Rui, perfeito e certamente delicioso, as fotografias falam por si! Esta é uma receita que há muito quero experimentar, mas por ser sempre complexa vou sempre adiando. Agora não tenho mais como adiar, é desta que faço Wellington! Aproveito também para te desejar Um Feliz 2018 e que este ano te traga todo o sucesso que tanto mereces, beijinhos.Paula G.