Hokkaido | o melhor pão de leite

Este é, sem dúvida, o pão de leite mais fofo de sempre! E não pense que dá muito trabalho, porque é até bem fácil de preparar.

Hokkaido é uma ilha japonesa, que dá o nome a este pão de leite super fofo, característico pelo seu miolo de cor branca, que praticamente se desfia quando cortamos pedaços com a mão.

A principal característica deste pão que podemos comparar com um brioche, é a utilização de tangzhong, uma mistura de farinha cozinhada em água, que lhe confere uma consistência única.

É um dos meus pães doces preferidos e garanto-lhe que, se tiver crianças em casa e o rechear com creme de chocolate, elas não irão querer mais os bollycaos de compra.

Passemos à receita!

Ingredientes

  • 375 gramas de farinha T55 s/ fermento
  • 100 ml de água
  • 125 ml de leite
  • 15 gramas de fermento fresco de padeiro
  • 60 gramas de açúcar
  • 1 colher de chá de sal fino
  • 1 ovo inteiro + 1 gema
  • 30 gramas de manteiga a temperatura ambiente

Preparação da massa

  1. Comece por preparar o tangzhong, misturando a água com 3 colheres de sopa rasas de farinha num tachinho. Leve ao lume, numa potência média, sem parar de mexer, até engrossar. Irá ficar uma espécie de pasta branca e brilhante. Reserve até arrefecer.
  2. Numa taça, misture o leite morno, o açúcar e o fermento. Misture com um batedor ou com um garfo, e deixe repousar durante cerca de 20 minutos, ou até começar a fazer espuma. Este passo irá ativar o fermento.
  3. Na taça da batedeira, ou no robot de cozinha, coloque a farinha, o ovo inteiro, a mistura de leite, açúcar e fermento e o tangzhong. Comece a amassar e, passados 2 minutos, adicione o sal.
  4. Amasse durante cerca de 5 minutos, se o fizer na batedeira com o acessório gancho, ou durante 3 minutos, se preferir usar o robot de cozinha.
  5. Adicione a manteiga amolecida e amasse por mais 10 minutos na batedeira ou 4 minutos no robot. Deverá obter uma massa lisa e elástica que, ao puxar com os dedos, não quebre, mas forme uma espécie de um véu. Pode visualizar aqui o que se pretende.
  6. Retire a massa para a bancada da cozinha, SEM farinha e forme uma bola.
  7. Unte uma taça com um pouco de óleo e deposite nela a bola de massa. Cubra com um pano ou película aderente (outro truque é usar uma touca de duche daquelas em plástico que costumam ter nos hotéis, pode guardá-la, sem usar, para este efeito) e deixe levedar durante uma a duas horas, até que duplique o seu volume.
  8. Depois de levedada, espalme ligeiramente a massa e divida-a em pequenas porções, em função da forma que utilizar. Para uma forma tipo bolo inglês com 30cm de comprimento, por exemplo, eu divido em 8 porções.
  9. Depois, estique cada porção de massa e enrole-a sobre si ou, se achar mais fácil (eu faço assim), faça pequenas bolas.
  10. Unte a forma com manteiga, ou forre-a com papel vegetal e deposite nela os rolinhos ou bolinhas de massa. Não se assuste se parecer que são demasiado pequenas, este pão cresce muito!
  11. Deixe levedar novamente até que a massa atinja, pelo menos, a altura da forma.
  12. Então, ligue o forno nos 160º.
  13. Misture a gema restante com 1 colher de chá de água ou leite e, com muito cuidado, pincele o pão.
  14. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Para saber se está cozido, desenforme-o e bata com os nós dos dedos na base, que deverá soar a oco. Caso necessário, coloque no forno por mais 5 minutos.
  15. Deixe amornar este pão fofíssimo antes de retirar pedaços, com as mãos, como se fossem nuvens.
  16. Desfrute dele assim, ao natural, com manteiga, creme de chocolate ou compota. Experimente este creme de cacau saudável.
  17. Se preferir, corte-o em fatias e prepare as sandwiches mais fofas de sempre.

Dicas

  • Se não tiver batedeira ou robot de cozinha, amasse o seu pão à mão, na bancada de cozinha. Não adicione mais farinha, pois a massa estará pronta quando se descolar das suas mãos e da bancada.
  • Se quiser acelerar o processo de fermentação, pode colocar a massa no forno a uma temperatura entre os 30ºC e os 40ºC, ou na função “levedar” do seu forno a vapor.

Hokkaido | o melhor pão de leite

Se gosta de pão de leite ou de brioche, esta é a sua receita. Pão de leite fofo e fácil de preparar.

Tipo: pão

Cozinha: Internacional

Palavras-chave: pão, brioche, pequeno almoço, Hokkaido, pão de leite

Porção da receita: 6

Calorias: 220

Tempo de preparo: PT00H20M

Tempo de cozimento: PT00H35M

Tempo total: PT03H00M

Ingredientes da receita:

  • 375 gramas de farinha T55 s/ fermento
  • 100 ml de água
  • 125 ml de leite
  • 15 gramas de fermento fresco de padeiro
  • 60 gramas de açúcar
  • 1 colher de chá de sal fino
  • 1 ovo inteiro + 1 gema
  • 30 gramas de manteiga a temperatura ambiente

Instruções de receita: Comece por preparar o tangzhong, misturando a água com 3 colheres de sopa rasas de farinha num tachinho. Leve ao lume, numa potência média, sem parar de mexer, até engrossar. Irá ficar uma espécie de pasta branca e brilhante. Reserve até arrefecer. Numa taça, misture o leite morno, o açúcar e o fermento. Misture com um batedor ou com um garfo, e deixe repousar durante cerca de 20 minutos, ou até começar a fazer espuma. Este passo irá ativar o fermento. Na taça da batedeira, ou no robot de cozinha, coloque a farinha, o ovo inteiro, a mistura de leite, açúcar e fermento e o tangzhong. Comece a amassar e, passados 2 minutos, adicione o sal. Amasse durante cerca de 5 minutos, se o fizer na batedeira com o acessório gancho, ou durante 3 minutos, se preferir usar o robot de cozinha. Adicione a manteiga amolecida e amasse por mais 10 minutos na batedeira ou 4 minutos no robot. Deverá obter uma massa lisa e elástica que, ao puxar com os dedos, não quebre, mas forme uma espécie de um véu. Pode visualizar aqui o que se pretende. Retire a massa para a bancada da cozinha, SEM farinha e forme uma bola. Unte uma taça com um pouco de óleo e deposite nela a bola de massa. Cubra com um pano ou película aderente (outro truque é usar uma touca de duche daquelas em plástico que costumam ter nos hotéis, pode guardá-la, sem usar, para este efeito) e deixe levedar durante uma a duas horas, até que duplique o seu volume. Depois de levedada, espalme ligeiramente a massa e divida-a em pequenas porções, em função da forma que utilizar. Para uma forma tipo bolo inglês com 30cm de comprimento, por exemplo, eu divido em 8 porções. Depois, estique cada porção de massa e enrole-a sobre si ou, se achar mais fácil (eu faço assim), faça pequenas bolas. Unte a forma com manteiga, ou forre-a com papel vegetal e deposite nela os rolinhos ou bolinhas de massa. Não se assuste se parecer que são demasiado pequenas, este pão cresce muito! Deixe levedar novamente até que a massa atinja, pelo menos, a altura da forma. Então, ligue o forno nos 160º. Misture a gema restante com 1 colher de chá de água ou leite e, com muito cuidado, pincele o pão. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Para saber se está cozido, desenforme-o e bata com os nós dos dedos na base, que deverá soar a oco. Caso necessário, coloque no forno por mais 5 minutos. Deixe amornar este pão fofíssimo antes de retirar pedaços, com as mãos, como se fossem nuvens. Desfrute dele assim, ao natural, com manteiga, creme de chocolate ou compota. Experimente este creme de cacau saudável. Se preferir, corte-o em fatias e prepare as sandwiches mais fofas de sempre.