Pão fácil de trigo com espelta sem amassar
Pão fácil é o nome que escolhi dar a esta receita.
Fazer pão não é, de todo, tão complicado como o pintam! 😊Ok ok, algumas receitas até podem dar trabalho, mas há outras que são precisamente o contrário! Isso sim, se não quisermos ter demasiado trabalho, temos que dispor de outra coisa que vale ainda mais: o tempo!
Este pão, que não precisa de ser amassado, bastando mexer com uma colher durante menos de um minuto, precisa de tempo… e de amor!Garanto-lhe, não vai querer outra coisa!
E é apenas uma questão de organização: antes de ir dormir, mistura os ingredientes; de manhã coze; fácil, não é?Depois de dominar a receita, pode começar a adicionar os seus ingredientes preferidos, como frutos secos, sementes… mas vá, comecemos por esta, que funciona na perfeição!
Ingredientes para o pão fácil
- 600 gramas de farinha de trigo tipo 65
- 150 gramas de farinha de espelta integral
- 600 ml de água
- 15 gramas de fermento fresco de padeiro / ou 5 gramas se for do seco
- 12 gramas de sal fino
Preparação
- Coloque as farinhas num recipiente.
- Faça um furo com o dedo e coloque o sal.
- Polvilhe com o fermento esmigalhado, no caso de utilizar do fresco.
- Forme uma cavidade no centro e adicione a água, deixando cerca de 50 ml que adicionaremos se a massa assim nos pedir.
- Misture, com uma colher, até que não se encontrem partes de farinha sem dissolver. Se a massa estiver demasiado dura e custar a mexer, adicione a água restante; pretende-se uma massa bem hidratada, que faça lembrar a de um bolo.
- Tape o recipiente com película aderente e, depois, com um pano. Deixe repousar, em local não demasiado quente, durante cerca de 8 horas.
- Ligue o forno nos 250º e coloque lá dentro uma panela, preferentemente de ferro, como esta.
- Entretanto, e sem sujar as mãos, com a ajuda de uma espátula, polvilhe a massa no recipiente com farinha, tentando moldar uma bola, mas sem demasiado critério.
- Assim que o forno atingir a temperatura programada, retire rápida e cuidadosamente a panela do forno. Polvilhe o fundo com farinha e despeje no interior a massa.
- Coloque a tampa e leve novamente ao forno.
- Deixe cozer por 40 minutos.
- Depois, retire a tampa, reduza a temperatura do forno para os 220º e deixe cozer por mais 15 a 20 minutos, ou até que fique bem dourado e crocante.
DICAS
- A quantidade de água é relativa, pois cada farinha tem a sua capacidade de absorção. Caso opte por utilizar apenas farinha de trigo, a quantidade de água deverá ser ligeiramente inferior, pois as farinhas integrais têm maior capacidade de absorção.
- Se não tiver uma panela de ferro, não desespere! Utilize uma panela normal, desde que esta tenha tampa e não tenha pegas ou asas fabricados com elementos que não suportem a temperatura do forno.
- A utilização da panela, com tampa, faz com que seja criada uma atmosfera mais húmida, que ajuda à criação de uma côdea mais crocante.
Discover more from Faz e Come
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Olá Rui! Em vez da panela acha que se pode usar pirex?
Olá Natasha, o ferro conserva melhor a temperatura/humidade, mas não há nada como experimentar 😉 Isso sim, não se esqueça de tapar o recipiente.
As fotografias, as receitas… oh pá tudo tão bom!
Obrigado querida Inês!! Um beijinho
Que aspecto, delicioso 🙂
Vou fazer.Costumo usar um tacho de barro!
O barro também funciona muito bem 🙂
É mesmo delicioso, Fátima!! Não hesite em experimentar 😉
Olá Natasha e olá Rui,Costumo fazer uma receita parecida e faço com o que tenho… 'Pirex com tampa' e, acho que resulta, pois não tenciono comprar outra coisa.Bjns,Teresa C.
Estou a fazer depois digo como ficou.
Vou fazer hoje para comer amanhãEstou muito curiosa.
Já vi que correu lindamente 🙂 Beijinho grande!!
Pelo que vi, ficou uma maravilha, Ângela 🙂
Olá Rui, Seduziu-me com esta receita de pão sem ser amassado. Não é que tenha fobia de amassar, pois quando trabalho a massa dos pasteis de massa tenra, essa já é a sério. Mas com o pão… parece-me pais psicose tola que outra coisa. Assim que comprar a farinha espelta integral vou ter de experimentar. É que tenho também, de testar o forno em todos os seus programas. O fiel companheiro, já eu conhecia, agora este, apesar de ser excelente as variantes são muitas.
Obrigada amigo, um abraço
Olá Rosa, este pão fica delicioso e não dá mesmo trabalho nenhum, mas… não quer mesmo experimentar amassar um pãozinho à mão? ☺️
Um abraço
Olá Rui, o exercício é saudável e dá saúde…é pois, tudo uma questão de vontade e um dia destes, ainda faço uma surpresa.
Um abraço
Olá Rui,
Sigo o seu blog há imenso tempo e tenho feito periodicamente receitas suas, mas só hoje, ao experimentar fazer este pão maravilhoso, é que decidi deixar aqui a minha gratidão, pelas receitas e pelas fotografias maravilhosas!
Olá Sílvia,
Fico tão feliz por saber que estas minhas receitas simples ajudam no dia-a-dia de quem por cá anda ❤️
Um abraço, e muito obrigado por estar desse lado!!