O meu bolo de aniversário (bolo mármore com mousse de doce de leite)
Não sei porquê, mas os meus pais decidiram que eu nascesse no mês em que mais trabalho há no meu setor e, por consequência, sempre passo o meu aniversário a trabalhar, mas isso não é motivo para não se celebrar… e porque nem todos os dias fazemos anos, desta vez decidi fazer um bolinho para mim e para aqueles que partilham as suas alegrias comigo no trabalho (que são muitos), para a minha família de sangue e também para todos vocês que estão desse lado, que partilham e comentam as minhas publicações, pois sem vocês nada faria sentido.
Já agora, obrigado por me fazerem feliz!
Ingredientes:
350 gramas de açúcar
8 ovos
300 gramas de farinha para bolos com fermento
2 colheres de sopa de cacau
75 ml de água bem quente
150 gramas de creme culinário (uso Vaqueiro líquida)
Para o recheio e cobertura:
400 ml de natas para bater, bem frias
1 lata de leite condensado cozido
10 rodelas de abacaxi com cerca de 2 mm
cacau em pó q.b
Preparação:
Ligue o forno nos 120º. Disponha as fatias de abacaxi num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de meia hora. Aumente a temperatura para 170º. Retire o tabuleiro, dê a volta às fatias e leve-as novamente, até ficarem douradas e murchas.
Retire-as do forno e coloque-as, individualmente, em formas para queques, até arrefecerem, para ganharem uma forma côncava.
Unte duas formas redondas com 20 centímetros com manteiga e polvilhe-as com farinha.
À parte, batas os ovos inteiros com o açúcar na velocidade máxima, até obter um creme volumoso e esbranquiçado.
Reduza a velocidade e adicione o creme culinário, sem parar de bater.
Adicione a farinha previamente peneirada e envolva-a na massa, com movimentos cuidadosos, para evitar a formação de grumos.
Divida a massa em duas partes iguais.
Numa tigela, misture o cacau com a água bem quente até obter um creme. Adicione este preparado a metade da massa.
Distribua as duas massas, alternadas, pelas duas formas e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito. Quando os bolos estiverem cozidos, retire-os do forno e deixe arrefecer durante 5 minutos dentro da forma. Desenforme e deixe arrefecer completamente em cima de uma grelha.
Corte os bolos em duas partes, na horizontal.
Bata as natas e, quando começarem a ficar firmes, adicione o leite condensado cozido e bata mais um pouco, até obter uma espécie de mousse de cor caramelo.
Coloque uma parte de bolo no prato de serviço e barre-a com uma camada generosa de creme.
Repita o processo até ter usado todas as camadas de bolo. Barre o topo e laterais do bolo com o mesmo creme e alise, ajudando-se de uma espátula.
Polvilhe o topo com cacau e decore com as “flores” de abacaxi 🙂
Dica: Para este tipo de preparações, prefiro usar natas vegetais, pois são mais estáveis e não corremos o risco de que passem a manteiga.
SalvarSalvar
Parabéns Rui! Desejo-te tudo de bom! E que bolo lindo e delicioso fizeste para o teu aniversário! Dá sempre gosto ver e só tenho pena de não poder provar! Beijinhos
Muitos Parabéns! E o bolo ficou magnífico!BeijinhosMarta
Muitos Parabéns antes demais :PO bolo ficou fantástico… adorei mesmo…Simples, moderno e arrojado!Abraçohttp://deaprendizachef.blogspot.pt/
Muito obrigado!!! Um abraço! 😉
Obrigado Marta, beijinhos!!
Um dia teremos que resolver isso ;)Um beijinho e, uma vez mais, obrigado!!!