Hot cross buns
Hot cross buns sãos uns bolinhos fofos e muito aromáticos.
Trata-se de uns pãezinhos doces de especiarias, habitualmente consumidos na época da Páscoa pelos povos ingleses, australianos, do Canadá, Índia, Nova Zelândia, Paquistão, África do Sul e ainda algumas zonas da América. Estes pãezinhos representam o fim da quaresma e alguns dos seus componentes têm um significado específico: por exemplo, a cruz representa a crucificação de Jesus Cristo e as especiarias representam as especiarias utilizadas para embalsamar. (info retirada daqui).
Cultura à parte, são uns deliciosos pães doces ideais para o pequeno almoço. Esta receita foi muito ligeiramente adaptada da do Iñaki do Jaleo en la Cocina
INGREDIENTES
550 gramas de farinha de força*
300 ml de leite gordo
1/2 vagem de baunilha
50 gramas de manteiga
25 gramas de fermento fresco de padaria
75 gramas de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de sal
35 gramas de pepitas de chocolate
35 gramas de sultanas
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de café de noz moscada
1 colher de chá e canela moída
1 laranja
Para a cruz:
50 gramas de farinha
2 a 3 colheres de sopa de leite
1 ovo para pincelar
1 colher de sopa de mel
PREPARAÇÃO
Coloque o leite num tachinho juntamente com as sementes raspadas da vagem de baunilha até ferver. Retire do lume, adicione a manteiga e as especiarias e misture bem até derreter. Deixe amornar.
Coloque a farinha num recipiente. Forme uma cavidade no centro e adicione o açúcar, o fermento e a mistura do leite já morna. Amasse ligeiramente. Adicione o ovo e o sal e misture.Passe a massa para uma bancada polvilhada com um pouco de farinha e amasse até obter uma massa elástica, durante cerca de 10 minutos. Ajude-se de uma espátula e um pouco de farinha para formar uma bola com a massa, e coloque-a num recipiente ligeiramente untado com óleo. Tape com película e deixe levedar num local cálido até dobrar o volume.
Polvilhe a bancada de cozinha com um pouco de farinha, espalme a massa e distribua, por cima, a raspa da casca de laranja, as pepitas de chocolate e as sultanas. Enrole e amasse um pouco até ficar homogéneo. Volte a formar uma bola, coloque novamente no recipiente e deixe levedar por mais uma hora aproximadamente.
Depois de ter duplicado o volume, forme um cilindro com a massa e divida em porções de 60/ 70 gramas, irá render cerca de 16 pãezinhos.
Forme bolas e disponha-as em dois tabuleiros forrados com papel vegetal, deixando uma separação de, pelo menos, 5 cm entre cada pãozinho. Tape com um pano e deixe levedar até aumentar consideravelmente de tamanho.
Entretanto, ligue o forno nos 190º.
Coloque a farinha restante numa tigela e vá adicionando o leite até obter uma pasta, com a consistência do creme pasteleiro. Coloque esta mistura num saco pasteleiro com uma boquilha lisa de 3 mm aproximadamente, ou num saco de plástico e corte-lhe a ponta.
Bata um ovo com uma colher de sopa de água e pincele, cuidadosamente, cada pãozinho.
Utilizando o saco pasteleiro, forme uma cruz no topo de cada pãozinho com a massa de farinha e leite.
Leve ao forno durante 12 a 15 minutos, ou até ficarem dourados.
Aqueça no microondas o mel misturado com uma colher de sopa de água e pincele os pãezinhos ainda mornos.
Se sobrarem, guarde num recipiente com fecho hermético, ou congele os seus deliciosos e aromáticos Hot Cross Buns.
DICAS
- *Se não tivere acesso a farinha de força, vá pelos supermercados e compre a farinha de trigo que tiver um valor mais elevado de proteína (verifique na tabela de valor nutricional de cada embalagem).
- Pode substituir as especiarias ou, simplesmente, suprimi-las
- Pode ainda substituir as sultanas por arandos ou outro fruto seco de que gostem
Preparação da massa na Yämmi
- Coloque no copo o leite juntamente com as sementes raspadas da vagem de baunilha e aqueça 4 Minutos a 100ºC na Velocidade 2.
- Adicione a manteiga e as especiarias e envolva 30 Segundos na Velocidade 3. Retire o copo da base e deixe amornar.
- Volte a colocar o copo na base e adicione a farinha, o açúcar e o fermento. Programe 1 Minuto na função Amassar.
- Adicione o ovo e o sal e selecione 4 Minutos na função Amassar.
Rui, estes Hot Cross ficaram mesmo perfeitos. Aquele interior fofo e aquela capinha perfeita mesmo a pedir uma dentadinha. Ando há tanto tempo para experimentar estes meninos, mas acho que ainda não será desta. As imagens… prendem-nos ao ecrã. Um grande abraço e votos de uma Páscoa muito feliz.
Também ando com os hotcross atravessados, mas ainda não foi desta que os fiz, apesar de andar cá com umas ideias…https://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Sao muito mais bonitos que os que vejo em Londres! parabens