Bolos lêvedos

Nos dois dias que estive nos Açores provei os bolos lêvedos das Furnas, confesso que não me lembrava de comer um pão tão saboroso e “engraçado”; é impossível nãos os comparar com o Bolo do Caco da Madeira, feito com batata doce, mas sem adição de açúcar, o que não acontece nos lêvedos; a receita resume-se a uma mistura de farinha, açúcar, ovos, fermento, leite e manteiga que, devido ao processo de fermentação, os torna tão leves e deliciosos!
Ao pequeno almoço barrados com manteiga e um pouco de doce de figo, com uma fatia de queijo e fiambre ou simples, ao lanche ou até mesmo a acompanhar a refeição! Foram o meu jantar na noite em que regressei; quando cheguei ao hotel, já tarde e sem vontade de sair para jantar, abri a mala e lá estavam eles, à espera que eu os entregasse aos amigos e família em forma de souvenir, mas preferi poupar-lhes a viagem de regresso até Monção e o fim deles foi ali, naquele quarto de hotel, acompanhados de uma meia de leite feita numa cafeteira que insistia em não aquecer… modernices!

Dou-vos um conselho: não os experimentem ainda quentes, barrados com manteiga, por favor!
Se não resistirem, depois de comer dois, ou três lembrem-se que eu avisei-vos! :p
Depois de ver esta receita, talvez queira também experimentar os bolos do caco da Madeira.

INGREDIENTES para os bolos lêvedos

Receita adaptada daqui
  • 500 gramas de farinha tipo 65 sem fermento
  • 125 gramas de açúcar
  • 125 gramas de manteiga
  • 15 gramas de fermento fresco de padeiro
  • 200 ml de leite gordo morno
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de sal
PREPARAÇÃO
  1. Coloque a farinha num recipiente. Abra uma cavidade no centro e adicione o açúcar, os ovos, a manteiga amolecida, o leite e o fermento. Misture com a ajuda de uma colher de pau até começar a formar uma massa.
  2. Adicione o sal e misture bem com as mãos. Transfira a massa para uma bancada ligeiramente polvilhada com farinha e trabalhe-a, amassando até que esta praticamente se descole da bancada e das mãos.
  3. Forme uma bola e coloque-a num recipiente polvilhado com farinha. Volte a polvilhar com farinha e tape com um pano. Deixe levedar num local tépido até dobrar o volume inicial (cerca de duas horas).
  4. Passe a massa novamente para a bancada de trabalho. Divida em porções do mesmo tamanho.
  5. *Eu optei por fazer 20 bolos lêvedos com cerca de 55 gramas cada.
  6. Forme pequenas bolas, fazendo com que estas rodem pela bancada com a ajuda das mãos.
  7. Estenda um pano de cozinha limpo, de preferência de linho, polvilhe abundantemente com farinha e disponha nele as bolinhas de massa, tendo o cuidado de deixar cerca de 5 cm entre cada.
  8. Volte a polvilhar com farinha e tape com outro pano limpo.
  9. Deixe levedar novamente até aumentarem de volume e notar que a massa está mais leve (entre uma a duas horas).
  10. Entretanto, aqueça uma frigideira em lume brando. Espalme ligeiramente os bolos com a ajuda de um prato ou com as mãos e coloque-os na frigideira, ate ficarem dourados e fofinhos; dê a volta e deixe cozinhar até ficarem bem dourados dos dois lados.
  11. Retire-os para um cesto e abafe com um pano enquanto faz os restantes.
DICAS
Apesar de assim simples serem excelentes, para melhor desfrutar deles, barre-os com uma boa manteiga dos Açores e compota, ou recheie com uma fatia de queijo, vai ver que ficam uma delícia!
Se estiverem a pensar investir em frigideiras de qualidade como a da foto, podem fazê-lo aqui; os portes são grátis a partir de 40€ e recebem a vossa encomenda num prazo de 24/48 horas.

Talvez lhe interesse

Deixe um comentário

0 Comments

  1. Olá Mila! De todo 😉 Pode fazer em qualquer frigideira mas, de preferência, antiaderente 😉 Pode também fazê-los numa chapa quente.Experimente e não hesite em partilhar o resultado…Um abraço!