Salame de chocolate com frutos secos (receita vegan)
Esta é uma guloseima a que nem miúdos nem graúdos conseguem resistir. Faz-me lembrar os tempos de infância em que cá em casa só havia sobremesa (para além da fruta ou dos iogurtes) ao fim de semana, mais exatamente ao domingo!
Depois de jantar e com a cozinha arrumada, a minha mãe voltava a tirar as taças dos armários e, enquanto o fogão, a lenha na altura, não se apagava, um bolinho cozinhava lá dentro. Outras vezes não era bolo, o que tornava o almoço de domingo ainda mais interessante e, uma dessas sobremesas que não necessitavam de ir ao lume, era o salame de chocolate! Aquele rolinho de salame que poucas horas durava!
Parece que consigo sentir, ainda, o aroma da Planta, a margarina que então se utilizava cá em casa nas sobremesas, amolecida. Depois vinha o chocolate, mais intenso e aquele ruído das bolachas trituradas. Essa era a minha função!
Mas deixemo-nos de conversas e vamos ao assunto: no outro dia, conversando com a M, contei-lhe sobre esta minha vontade de recriar a receita da minha mãe. Ela contou-me que, em sua casa, utilizavam um truque: molhar o papel vegetal com um pouco de vinho do Porto e cá está esse pequeno truque em prática no meu salame, ao qual adicionei também dois dos meus frutos secos preferidos, os amendoins e as passas.
Experimentem em casa e contem-me se sobrou algum para contar a história 😉
Ingredientes:
150 gramas de creme vegetal com sabor a manteiga
100 gramas de açúcar em pó
125 gramas de chocolate em pó
2 colheres de sopa de uvas passas
4 colheres de sopa de amendoim sem casca
200 gramas de bolacha maria
1/2 copo de vinho do Porto
Preparação:
Coloque as bolachas no robot de cozinha e triture-as ligeiramente, até obter pequenos pedaços. Se não tiver robot, coloque-as dentro de um saco de plástico e dê-lhe algumas pancadas com o rolo de cozinha. Reserve.
Coloque o creme vegetal e o açúcar em pó numa taça e bata com a colher de pau até obter um creme.
Adicione o chocolate e bata mais um pouco.
Adicione as bolachas, o amendoim e as passas e mexa com a colher até que todos os ingredientes estejam bem misturados, obtendo uma massa grossa, de textura areada.
Sobreponha duas folhas de papel vegetal e salpique com metade do vinho do Porto.
Verta o preparado anterior no papel e, com a ajuda da colher, forme um rolo (não precisa de ficar perfeito).
Pincele com o restante vinho do Porto e enroles, apertando os extremos e dando-lhe a forma que caracteriza este doce: a de salame!
Leve ao frio durante 3 a 4 horas, até ficar firme.
Na hora de servir, corte fatias mais ou menos grossas, ajudando-se de uma faca bem afiada passada por água bem quente.
Adoro salame!! Sem dúvida um dos doces que mais gosto :PEste vegan é uma excelente alternativa ao tradicional!http://deaprendizachef.blogspot.pt/
Ui! Este salame deve ser delicioso! Receita aprovadíssima! Beijinhos
Que bom Rui! Adoro salame e esse ficou de babar.Hoje também vou fazer um, a pedido do meu R, que é doido por salame.O truque do salame de infância era pincelar o papel com Bagaço, deixava um cheiro magnifico. Agora não o faço com medo de ter que o comer todo hehhehe.BjsCristina
Adoramos um bom salame e este deve estar ótimo. Contudo os nossos parabéns são extensíveis ao fotógrafo. Bjiis
Muito obrigado ;)bjs,Rui