Receita de Laranja confitada
Laranja confitada ou cristalizada é um dos ingredientes essenciais para preparar um bolo rei elegante e delicioso.
É inevitável não começar a pensar no Natal e nos doces que costumo fazer por essa altura.
Sonhos, coscorões, tronco de natal, pastéis de gila, pandoro e bolo rei são apenas alguns dos responsáveis pelos quilos acumulados na semana que vai do natal ao ano novo…
Quem fala de bolo rei fala, obviamente, de uma massa fofa e saborosa, aromatizada com aquele vinho do Porto que o meu primo traz directamente do Douro, de produção caseira e um sabor inconfundível. Já os frutos secos, à exceção das passas, são também oferecidos por vizinhos ou, no caso das nozes, colhidos no pomar cá de casa. Quantos aos cristalizados, confesso que não somos muito fãs cá em casa, pelo que se evita a sua utilização, à excepção dos citrinos. Todos adoramos as cascas da laranja e tangerina cristalizadas e estas sim, são confitadas cá em casa com alguma frequência, pois adoro banhar algumas em chocolate e desfrutar delas em dias como hoje, frios, em que inauguramos a temporada da lareira.
Ingredientes para a laranja confitada
- 3 laranjas médias de casca não muito fina
- 400 gramas de açúcar
- 1 litro de água
Preparação da laranja confitada
- Lave bem as laranjas em água corrente.
- Ajudando-se de uma faca bem afiada ou de uma mandolina, corte as laranjas em rodelas com cerca de 3 mm de espessura. Coloque-as num tacho, cubra com água e leve ao lume até começar a ferver.
- Retire do lume, escorra a água e repita este processo por mais duas vezes.
- Depois da terceira fervura, escorra a água na sua totalidade. Adicione 1 litro de água e o açúcar e leve novamente ao lume, durante cerca de 1 hora e 1/4, ou até ficar praticamente sem líquido.
- Se, a meio da cozedura, observar que começa a agarrar no fundo, agite o tacho evitando mexer com a colher de pau para não desfazer as rodelas de laranja.
- Ajude-se de uma pinça para retirar as rodelas de laranja no tacho e coloque-as a secar sobre uma grelha antiaderente ou sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Dicas
- Pode conservar a laranja confitada no líquido resultante, ou deixar secar completamente, utilizando um desidratador de alimentos.
- Experimente passar algumas das rodelas por chocolate negro derretido, os seus sentidos irão agradecer!
- Caso pretenda, pode ainda passar as rodelas de laranja confitada por açúcar branco, deixar secar e guardar em frascos de vidro ou no congelador.
huuum que maravilha! Já experimentei fazer mas não dei o banhinho de chocolate! Que chatice lá terei que repetir! ahahahah. Beijinhos
Imagino o sacrifício, Isabel ;)Beijoca!
Qual laranja você usa para fazer?
Dani, utilizei as laranjas cá de casa. Evite as de casca demasiado grossa. Experimente a mesma receita com tangerinas 😉
Oi!Pode me dizer quantos dias elas duram dentro da própria calda? É preciso guardar na geladeira?
Olá Dennyse, as laranjas assim aguentam várias semanas. Se guardar no frigorífico conservam-se por meses 🙂
Olá! Gostava de fazer para o Natal, mas nos dias que antecedem, há tanto que fazer… Poderei fazer com que antecedência, sem se estragarem? Poderão guardar-se numa caixa ou tem que ser mesmo no frigorífico?
Olá Ana, pode guardar numa caixinha com fecho hermético num local seco e fresco ou, então, no frigorífico. Estas rodelas aguentam várias semanas sem serem usadas. Posso é recomendar-lhe que deixe um pouco mais de calda, de forma a que fiquem completamente cobertas dentro de um frasco.
Caríssimo Rui,
venho agradecer profundamente a partilha desta receita. Ficaram simplesmente maravilhosas! Fiz com o intuito de decorar o Bolo Rei que há-de ser feito no Natal, mas acho que não chegam até lá…;) Vou ter que repetir…
Parabéns pelo seu trabalho! Sou fã!
Fico tão feliz, Natália!
Sugiro-lhe o seguinte: coma as que já fez e repita a receita para decorar o bolo 😉
Um abraço grande! ❤️