·

Taboulé | receita em 5 minutos

Taboulé ou Tabule é uma salada com origem árabe, muito consumida no Líbano e na Síria e, normalmente, preparada com uma base de bulgur ou couscous, vegetais e ervas aromáticas. É uma receita conhecida por ser muito aromática e fresca, onde se destaca o aroma da hortelã.

É claro que podemos preparar a receita de raíz, usando um couscous simples e adicionando, depois, todos os condimentos, mas eu encontrei este Couscous para Taboulé da Tipiak que já traz todos os temperos necessários. Basta juntar água e já está! Neste caso, até pode juntar água fria da torneira ou mesmo do frigorífico. Mais prático não há!

Para uma refeição mais completa, podem adicionar-se vegetais ou, até, pedaços de carne. Neste Caso, trago-lhe uma sugestão bem simples e equilibrada, com curgete e queijo fetta.

Cá em casa comemos bem, e faço sempre uma caixa de cada vez, sendo que depois guardo o resto no frigorífico e uso como acompanhamento ou entrada durante dois a três dias mas, se preferir, pode preparar apenas uma jaqueta de cada vez.

Mas passemos à receita que se tornou numa das minhas preferidas nos dias de praia ou piscina e que o será também, em setembro, no regresso às marmitas de levar para o trabalho.

Taboulé

Ingredientes para o taboulé

  • 1 embalagem de couscous para Taboulé da Tipiak
  • 300 ml de água
  • 1 curgete média
  • 1 chávena de tomate cherry
  • 150 gramas de queijo fetta
  • 1 lima ou 1 limão
  • Q.b de azeite

Preparação

  1. Comece por preparar o couscous, seguindo as instruções da embalagem, sendo que basta abrir o conteúdo das duas saquetas para uma taça, verter por cima a água a ferver, cobrir com película aderente e deixar repousar por 5 minutos ou então, se fizer com água fria, basta aguardar 15 minutos.
  2. Passado este tempo, misture o couscous com um garfo. Reserve.
  3. Corte a curgete, que deverá ser tenra e não demasiado grande, em rodelas com cerca de meio centímetro.
  4. Aqueça um grelhador e grelhe as rodelas de curgete, dos dois lados, mas sem deixar que cozinhe em demasia. Tempere com uma pitada de sal e retire.
  5. Corte o queijo fetta em cubinhos e adicione-o ao couscous.
  6. Corte, agora, os tomates cherry em metades e adicione-os também à taça onde se encontra o Couscous Taboulé.
  7. Junte a curgete, regue com um fio de azeite e sumo de lima ou limão a gosto e envolva.
  8. Sirva este delicioso taboulé assim à temperatura ambiente ou, então, coloque no frigorífico e sirva como refeição fria ou salada.

Post em colaboração com a Tipiak.

Veja outras receitas com couscous aqui.

Talvez lhe interesse

Deixe um comentário

0 Comments