Pães de Deus
Este é daqueles pães doces que nunca faltaram cá em casa quando era mais pequeno.
Em dias de feira não costumava pedir roupa nem brinquedos, e a minha mãe já o sabia, ela sabia que quando chegasse a casa com um pão de Deus, às vezes ainda morno, o meu sorriso era garantido. Ainda me lembro daquele sabor, bem mais doce do que o da versão que vos trago aqui hoje, mas delicioso, com bastante coco húmido por cima.
Aqui, deixo-vos mais uma receita, em versão individual que rende 6 pãezinhos ou, se preferirem, um pão de Deus suficiente para 8 pessoas.
INGREDIENTES
300 gramas de farinha tipo 65 sem fermento
10 gramas de fermento fresco de padeiro
60 gramas de açúcar
2 gemas
100 ml de leite meio gordo morno
60 gramas de manteiga fria
1 pitada de sal
PARA A COBERTURA
80 gramas de coco ralado
60 gramas de açúcar
2 ovos inteiros mais uma gema para pincelar
Açúcar em pó q.b
PREPARAÇÃO
Coloque numa taça a farinha e o açúcar. Forme uma cavidade no centro e adicione as gemas, o sal, o fermento e o leite. Amasse, de dentro para fora, até obter uma massa consistente.
Transfira a massa para uma bancada limpa e ligeiramente polvilhada com farinha e trabalhe-a com as mãos, até se descolar destas.
Adicione a manteiga, bem fria, cortada em pedaços e volte a amassar (é normal que fique tudo agarrado à bancada, e que a massa pareça estragada, mas é assim mesmo).
Forme uma bola com a massa e coloque-a num recipiente untado com um pouco de gordura, tape com um pano e deixe repousar até dobrar o volume inicial.
Assim que a massa tiver levedado, amasse-a ligeiramente para desgaseificar e divida-a em 6 porções, com as quais deverá formar bolas.
Disponha as bolas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar novamente, até aumentar consideravelmente o seu tamanho.
Ligue o forno nos 180º e prepare a cobertura:
Misture os ovos com o açúcar e o coco ralado, mas sem bater para não ficar líquido.
Pincele os pães com a gema diluída num pouco de leite e cubra-os com uma porção generosa da mistura do coco ralado.
Leve os pães ao forno durante cerca de 25 minutos, ou até dourarem.
Ainda mornos, polvilhe com açúcar em pó.
DICAS
- Deixe a massa a levedar num local morno, afastada de correntes de ar. Perto do forno ou de alguma janela com exposição ao sol acelerará o processo.
- Quando estiver a amassar, evite a adição excessiva de farinha, pois fará com que a massa fique seca.
- O tempo de cozedura dependerá de cada forno.
- Depois de frios, caso algum destes deliciosos pães escape à tentação dos mais gulosos, guarde-os numa lata ou em recipientes com fecho hermético.
Eh! Eh! Eu ontem também pus as mãos na massa para preparar esta maravilha, mas como foi a minha 1.ª vez… Não me correu lá muito bem… A massa ficou um bocadinho mole demais e acabaram por não ficar assim tão bonitos, mas comem-se bem! Vou anotar esta receita para voltar a experimentar… Sim, porque eu sou persistente… 🙂 Beijinhos e obrigada pela partilha.
Obrigado, Marta!! Esta não costuma falhar…Bjs e boa semana 😉
Olá Rui,gosto tanto de pão-de-deus!! É um bolo que me remete para a minha infância, comi tantos 🙂 era um dos meu bolos de eleição.Aqui há uns tempos fiz, mas a massa não ficou como eu gostaria, ficou muito seca… e desde então não voltei a tentar…mas ao ver estes teus bolinhos, tão lindos, fiquei cheia de vontade de voltar a tentar!As tuas fotos estão absolutamente deslumbrantes!Beijinhos Marta
que aspecto maravilhoso!! AdoroBjinho dentesedoces.blogspot.pt