Ossobuco | e uma viagem à cozinha da minha avó

Embora se trate de um prato pouco requintado, por ser preparado com um corte menos nobre da vitela, o ossobuco consegue transportar-me até à cozinha de campo da minha avó, daquelas onde o fumo se encarregava de revestir as paredes de um negro aveludado (quem diria que hoje se pintam as paredes da mesma cor, até ela se iria rir, se visse alguma destas modernices), onde tudo era preparado à lareira em fogo vivo. E não sei se gostava mais do cheirinho dos cozinhados nas suas panelas de ferro, ou do lume e do aroma do fumeiro que pairava a poucos metros da fonte de calor.
E este prato resume-se a isso: a calor, a família e a refeições preparadas sem  pressas e com todo o amor do mundo, o mesmo amor com que se desfruta, à mesa, onde não falta um pedaço de pão, um copo de vinho e umas gargalhadas.
INGREDIENTES (para 6 pessoas)
2 kg de ossobuco de vitela
2 cenouras médias cortadas às rodelas
2 cebolas grandes em meias luas
1 ramo generoso de salsa
1 colher de chá de pimenta preta em grão
1 alho francês às rodelas
200 gramas de cogumelo marron
750 ml de vinho tinto
Farinha q.b
Azeite q.b
Sal q.b
PREPARAÇÃO
Salpique o fundo de um recipiente amplo com um pouco de sal. Sobreponha algumas rodelas de ossobuco e volte a salpicar com sal.
Adicione metade da pimenta em grão, disponha metade da cebola, cenoura e alho francês e regue com metade do vinho.
Repita o processo e termine adicionando a salsa. Tape com película aderente e deixe a marinar, no frigorífico, durante duas a três horas ou, se preferir, de um dia para o outro.
Escorra o líquido da marinada e separe a carne dos vegetais.
Passe as rodelas de ossobuco pela farinha, sacuda o excesso e reserve.
Aqueça uma panela. Cubra o fundo com azeite e frite a carne, dos dois lados, até ficar dourada.
Repita este processo duas ou três vezes, evitando cobrir a superfície da panela na totalidade.
Quando todas as rodelas estiverem coradas, coloque-as de parte.
Adicione à gordura residual na panela as verduras (alho francês, cebola e salsa), e deixe refogar durante alguns minutos.
Adicione a carne e o líquido da marinada. Tape e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de duas horas, misturando de vez em quando.
Assim que a carne estiver quase cozida, adicione os cogumelos e deixe terminar de cozinhar sem a tampa. Retifique de sal e sirva esta delícia com puré de batata doce e algumas cenouras grelhadas.

Talvez lhe interesse

Deixe um comentário

0 Comments