· ·

Hokkaido Leopardo

89615 pa25cc2583o2bleopardo 0022

O Hokkaido é um dos meus brioches preferidos. Faz referência à ilha japonesa de Hokkaido e é, tradicionalmente, preparado com o leite da mesma região, daí o nome.
Com ou sem leite japonês, este pão de leite é dos mais fofos que conheço, e o seu miolo praticamente branco, tão leve que parece uma nuvem, característica que lhe é conferida pela utilização de um préfermento: o Tangzhong, que consiste na elaboração de um creme de farinha e leite ou água.
Mas que tem o hokkaido a ver com o pão leopardo, pensam vocês… Tudo! Tem a ver que, passando por um dos meus blogs preferidos, o Coco e Baunilha da querida Patrícia, o leopardo saltou-me à vista mas, como gosto tanto da massa do hokkaido, fiz a minha versão:  um pão leopardo com massa japonesa.
Eu sei que o da Patrícia está mesmo perfeito, com as manchas tão marcadas que chegam a parecer um verdadeiro leopardo, mas fiquei tão satisfeito com este resultado, que só não o repeti pelo medo de não lhe resistir.


INGREDIENTES
Para o Tangzhong: 
25 gramas de farinha de força
120 gramas de água

Massa final:
140 gramas de Tangzhong
380 gramas de farinha de força
60 gramas de açúcar
25 gramas de fermento fresco de padeiro
1 ovo
30 gramas de leite gordo morno
50 gramas de natas para bater
25 gramas de manteiga amolecida
1 colher de sobremesa de sal
3 colheres de sobremesa de cacau
1 gema de ovo e 1 colher de sopa de leite para pincelar

PREPARAÇÃO
Para o Tangzhong, coloque 25 gramas de farinha e a água num tacho pequeno antiaderente. Leve ao lume, sem parar de mexer, até engrossar. Retire e reserve até amornar.
Na taça da batedeira, coloque todo o tangzhong, a farinha, o açúcar, o sal, o ovo, o leite morno, as natas e a manteiga. Utilizando o gancho, ou o acessório para massas, amasse ligeiramente. Adicione o fermento e amasse, a velocidade média, durante cerca de 10 minutos, ou até obter uma massa elástica que se descole das paredes do recipiente.
Divida a massa em duas partes iguais.
Coloque uma das partes num recipiente untado com um pouco de óleo, tape com película e deixe a levedar.
Divida a outra parte da massa, a sua vez, em duas partes iguais. Adicione a uma dessas massas 1 colher de sobremesa de cacau e volte a amassar, até este estar integrado. À massa restante, adicione duas colheres de sobremesa de cacau e amasse também. Coloque cada massa em seu recipiente untado, tape com película e deixe repousar durante cerca de uma a duas horas, ou até que duplique o volume inicial.
Divida cada massa em 6 porções: Obterá no total 18 porções de massa: 6 brancas, 6 beijes e 6 castanhas.
Forme 6 rolinhos com a massa beige. Por sua vez, forme também rolos com a massa castanha, e espalme-os. Coloque cada rolinho de massa beije em cima de cada retângulo de massa castanha e enrole, de forma a que a massa beige fique ligeiramente escondida dentro da castanha.
Faça o mesmo processo com a massa branca: forme 6 rolinhos e estenda-os. Coloque os rolinhos obtidos anteriormente em cima de cada rectângulo de massa branca e enrole.
Coloque os rolos de massa numa forma para bolo inglês com cerca de 20 cm de comprimento, previamente untada com manteiga ou forrada com papel vegetal.
Tape a forma e deixe levedar num local cálido até que a massa chegue ao bordo da forma.
Entretanto, preaqueça o forno nos 180º e pincele o pão com a gema de ovo misturada com 1 colher de sopa de leite.
Leve ao forno durante cerca de 35 minutos, até ficar bem dourado e, ao bater com a mão na base do pão, este pareça oco.
Deixe arrefecer completamente em cima de uma rede antes de cortar.

DICAS
Se quiserem um padrão mais marcado, dividam a massa em mais porções.
Se a vossa massa ficar clara, adicione um pouco mais de cacau misturado num pouco de leite morno.

22dd5 pa25cc2583o2bleopardo 0016
d6616 pa25cc2583o2bleopardo 0024
03676 pa25cc2583o2bleopardo 0025
f0365 pa25cc2583o2bleopardo 0003

Talvez lhe interesse

Deixe um comentário

0 Comments

  1. Que pão brioche mais lindo Rui! É impossível ficar indiferente a tanta beleza e olha que se o da Patrícia já era lindo o teu não fica nada atrás. Acho que nunca me vou atrever a fazer um pão destes, pois deve ser frustrante caso não consiga atingir o resultado pretendido no padrão. Quanto à textura… só uma nozinha de manteiguinha da boa me permitiria dizer se estaria no ponto. Um dia, quando visitar o Sr. Brioche, irei encomendar um desses. :)Um grande abraço.

  2. Já tinha adorado ver estas maravilhas no blogue da Patricia e fiquei também apaixonada por esta tua versão. Além de lindo, deve ser super delicioso e tenho de experimentar essa maravilha um dia destes.Beijinho Rui,Lia

  3. Muito obrigado Célio, sabes que sou mesmo fã de brioches o Sr. Brioche virá colmatar o desejo de partilhar isto tudo com todos, num espaço físico. Serás muito benvindo ;)Um abraço!

  4. Rui, ficou maravilhoso, extramente fofo e muito lindo com essas cores suaves ♥Nunca poderia ter ficado mais definido com essa massa, é normal pois ela é mesmo fofa. O meu ficou mais compacto, é mais pão de leite.Muito obrigada pela referência ♥Um grande beijinho