Compota de marmelos com pêra e vinho do Porto
Primeiro dia de outono, primeiro dia de compotas da estação…
Um dos maiores privilégios de viver no campo, além do sossego, é o poder ter uma horta e árvores de fruto; frutos que, devido à sazonabilidade, nem sempre conseguimos consumir na sua totalidade e acreditem, nada me dá mais pena do que ver como os frutos caem e aprodecem, sem que haja tempo para os consumir. Mesmo assim, cá em casa costumamos aproveitar alguns para conservar, quer seja em calda, em doces ou compotas, como é o caso das pêras.
E porque não juntar dois frutos que são muito adversos? O marmelo, duro e ácido com a pêra, sumarenta, de polpa mole e adocicada; mas não nos ficámos por aqui, decidimos ainda adicionar um sabor extra, muito nosso: o vinho do Porto.
Ingredientes:
400 gramas de marmelos lavados e sem caroço
400 gramas de pêras lavadas, sem caroços
700 gramas de açúcar
50 ml de vinho do Porto (usem um bom)
1/2 limão (sumo)
Preparação:
Corte os marmelos e as peras em pedaços com cerca de 2/3 cm. Coloque os frutos num tacho, adicione o sumo de limão, o vinho do Porto e o açúcar, misture bem e deixe repousar durante cerca de meia hora.
Leve a fogo médio,durante 45 a 60 minutos, mexendo de vez em quando.
Triture com a varinha mágica. Se ainda não tiver atingido o ponto/textura desejados, leve novamente ao lume, sem parar de mexer.
Distribua a compota por frascos previamente esterilizados, deixando um espaço de apenas 2 a 3 mm do bordo. Tape e vire os frascos com a tampa para baixo, até arrefecer completamente.
Preparação na Bimby/Thermomix:
Corte os marmelos e as peras em pedaços com cerca de 2/3 cm.
Adicione o sumo de limão, o vinho do Porto e o açúcar.
Programe 30 Seg na Vel 9.
Programe 35 Min a 120º na Vel 2.
Programe 20 Seg na Vel 5 e vá aumentando progressivamente até à Vel 7.
Distribua a compota por frascos previamente esterilizados, deixando um espaço de apenas 2 a 3 mm do bordo. Tape e vire os frascos com a tampa para baixo, até arrefecer completamente.
Gosto tanto de compotas caseiras! Adoro comer uma fatia de pão barrado com compota! beijinhos