Bolo de chocolate, ameixas e uma viagem às origens dos macarons
Porque não se pode ser feliz sem evolução, sempre que posso invisto em pequenas formações e workshops. Não é novidade para vocês, que me seguem, o meu fascínio pelo mundo da pastelaria.
Apesar de já ter conseguido elaborar alguns macarons aceitáveis, decidi fazer um curso online, no qual aprendemos desde a história e origem dos macarons às melhores receitas, daqueles macarons perfeitos e bonitinhos que se encontram nas pastelarias parisienses, mas também dos seus “antepassados”. Com alguns exercícios práticos que consistem na elaboração de algumas dessas receitas mais clássicas, hoje foi dia de, mais uma vez, fazer merengue italiano, que serve como base dos macarons que conhecemos hoje em dia.O desafio é utilizar o merengue italiano, conhecido pelo seu sabor e resistência que, ao ser cozido com a adição da calda de açúcar a ferver, não necessita de ir ao forno.
E assim surgiu esta receita sem nome: restos de bolos que congelo e umas ameixas (importadas, claro) daquelas bem escuras, que me piscaram o olho na minha última ida ao supermercado, com um manto bem esponjoso deste delicioso merengue.
1 bolo de chocolate com 20 cm de diâmetro
75 ml de vinho do Porto
4 ameixas vermelhas bem maduras
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
50 gramas de margarina
Ingredientes para o merengue italiano:
3 claras de ovos M a temperatura ambiente
200 gramas de açúcar
40 ml de água
Preparação:
Lave as ameixas e corte-as em quartos. Retire o caroço.
Numa taça de servir, coloque o bolo de chocolate e regue-o com o vinho do Porto.
Leve a margarina ao lume num tacho e, assim que derreter, adicione as ameixas. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 3 minutos.
Adicione o açúcar e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Disponha as ameixas em cima do bolo e reserve o molho da caramelização.
Para o merengue, separe 40 gramas de açúcar.
Faça uma calda de açúcar, levando o restante açúcar juntamente com a água ao lume num tachinho antiaderente e, assim que atingir os 100º (ajude-se de um termómetro), comece a bater as claras. Quando as claras começarem a ficar firmes, adicione os 40 gramas de açúcar reservado, em forma de chuva, e bata mais um pouco.
Assim que a calda de açúcar atingir os 120º, SEM PARAR de bater, adicione-a às claras e bata, até obter um merengue firme, brilhante e que este esteja a temperatura ambiente (cerca de 5 a 7 minutos).
Com a ajuda de uma colher, disponha o merengue por cima das ameixas.
Dê um pouco de cor com um maçarico e sirva regado com o molho das ameixas por cima.
Que bolo tão guloso!! Fantástico aspeto, super requintado!Mais uma excelente publicação!!http://deaprendizachef.blogspot.pt/
Confesso que estou completamente in love com este teu bolo e toda a sua envolvente.Um trabalho profissional e um bolo que dá vontade de lamber o écran do PC.Um beijinho e bom fim de semana,Lia
Muito obrigado, Lia! Tu, sempre atenta :)Beijinho!
Obrigado, Daniel!Abraço 😉