Pavlova de manga e romã
Se há sobremesa que eu próprio me tinha proposto fazer era a Pavlova. Como gosto de contrastes de texturas, sabores e cores e, sabendo que o meu fruto preferido é a manga, cá vai a minha sugestão:
Ingredientes para o merengue:
6 claras
300 gramas de açúcar
1 colher de sopa de Maizena
1 colher de sopa de vinagre
Ingredientes para o recheio e cobertura:
200 gramas de polpa de manga
100 gramas de açúcar mais 1 colher de sopa
200 ml de natas para bater
1 romã
Comece por pré-aquecer o forno a 150º.
Com a ajuda de um prato ou forma, desenhe dois círculos numa folha de papel vegetal em cima do tabuleiro que utilizará para ir ao forno. Dê a volta ao papel e reserve.
Bata as claras em castelo. Quando começarem a formar picos, adicione o açúcar, gradualmente e sem parar de bater. Adicione a Maizena e bata. Adicione, agora, o vinagre e continue a bater.
Divida o preparado pelos dois círculos, espalhando com uma colher. Se ficar muito alto, com o merengue restante e a ajuda de um saco pasteleiro com boquilha lisa, disponha algumas pequenas quantidades no mesmo tabuleiro, servir-lhe-ão para a decoração 😉
Coloque no forno e reduza a temperatura para 130º. Cozinhe durante cerca de uma hora, evitando abrir o forno. Desligue o forno e deixe arrefecer completamente lá dentro.
Retire os bagos da romã, limpe de peles e reserve.
Entretanto, prepare o recheio e a cobertura: Coloque a polpa de manga juntamente com os 100 gramas de açúcar numa frigideira ou tacho pequeno e leve ao lume durante cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando para não agarrar. Passe o puré para uma tigela e deixe arrefecer bem, de preferência no frigorífico.
Bata as natas até ficarem firmes. Divida por dois recipientes; num deles, adicione a colher de açúcar restante e misture bem. Às natas restantes, adicione metade do puré de manga e envolva bem.
Para a montagem, coloque no prato um dos discos de merengue; Cubra com a mistura de natas e manga; salpique com metade dos bagos de romã.
Sobreponha o outro merengue, barre com as natas “simples” e decore com o resto do puré de manga,a romã, algumas folhas verdes e os merengues pequeninos 😉
Esta vou ter que experimentar!
Ficou uma pavlova linda! ;)Bjs
Ficou linda! Um dia destes aventuro-me 😉
Adoro pavlova também se faz muito lá por casa essa ficou maravilhosa que cor linda.Parabéns bej.http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/
É tão fácil mas nunca consigo fazer, penso que o problema é do meu forno, mesmo a 111ºc aquele muito e acaba por queimarJá desisti agora contento-me em vê-lasA tua ficou linda e com manga um fruto que eu adoro..bjs