Flores de curgete recheadas

8d9a0 flores2bde2bcourgete2brecheadas16

O melhor do verão é, sem dúvida, a abundância de fruta e legumes. Cá em casa, apesar de haver horta e produzirmos hortícolas e frutívoras para auto-consumo, falamos das Flores da Aldeia, cujos produtos fazem assiduamente parte do menu.

Apesar de já vos ter falado destas três irmãs em algumas ocasiões, hoje quero destacar que, além de serem cultivados através de uma agricultura biológica, sem qualquer aplicação de produtos químicos ou pesticidas, estes legumes, flores e frutas são semeados, tratados e colhidos com a maior atenção. Gostaria que todos pudessem assistir a uma colheita, o percurso de poucos metros entre a habitação e a horta, é feito com tanto empenho e orgulho, que só mesmo quem assiste consegue perceber o prazer de quem o faz.
Feijão baby, vários tipos de alface, de agrião, espinafre, cebolas, amores, abóboras, e até um inovador feijão violeta (este a experimentar nos próximos dias). 

Ingredientes para 4 pessoas
12 flores de curgete
100 gramas de queijo de cabra curado
200 gramas de salmão fumado
Pimenta  preta moída na hora q.b
Azeite q.b

Preparação:
Ligue o forno nos 200º.
Corte o queijo em cubos com cerca de 15 mm. Embrulhe cada cubinho de queijo numa fatia de salmão fumado.
Introduza um cubo de queijo dentro de cada flor de curgete e feche com os dedos.
Disponha as flores numa assadeira untada com um fio de azeite. Tempere com um pouco de pimenta moída na hora  e leve ao forno durante 15 a 20 minutos.

Dicas:
Se a flor trouxer a curgete baby agarrada, faça-lhe um corte na longitudinal e introduza um pouco de salmão fumado no interior.
Sirva as flores assim simples, ou acompanhadas de um pouco de salada e frutos secos, são deliciosas!

d4432 flores2bde2bcourgete2brecheadas9

c75ca flores2bde2bcourgete2brecheadas7

d992d flores2bde2bcourgete2brecheadas8

13abb flores2bde2bcourgete2brecheadas11

d63d5 flores2bde2bcourgete2brecheadas13

ad9a1 flores2bde2bcourgete2brecheadas17

6f6ce flores2bde2bcourgete2brecheadas15

43daf flores2bde2bcourgete2brecheadas19

72676 courgetes2bbaby6

Talvez lhe interesse

Deixe um comentário

0 Comments

  1. Adoro, mas adoro mesmo as flores de courgette. Por aqui também costumam aparecer, chegam da horta do sogro e não resisto a fazê-las mais pecaminosas. Normalmente recheio com requeijão, passo por polme e levo a fritar. É dos deuses!!! 🙂 :)Mas adorei esta tua versão, com o salmão que eu tanto gosto. A combinação com o queio de cabra deve ser boa mas boa. Quero experimentar.Um abraço Rui.