Pavlova com romã e mousse de limão
Uma pavlova fica sempre bem na mesa, quando chega o momento de servir o doce. Com tantas coberturas quanto a nossa imaginação tiver, a base crocante por fora e fofa no seu interior seduzem qualquer apreciador de doces.
Esta, feita cá em casa, para aproveitar uns restos de recheio e coberturas de uns bolinhos de aniversário que saíram estes dias, não ficou nada feia 😉
Ingredientes:
4 claras de ovo a temperatura ambiente
1 colher de café de sal
200 gramas de açúcar
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de maizena
Para a mousse:
300 ml de natas para bater
1 limão (raspa e sumo)
100 gramas de açúcar
2 folhas de gelatina
Para a cobertura:
1 romã bem madura
50 gramas de açúcar
1 colher de sopa de água
Preparação:
Ligue o forno nos 150º. Forre um tabuleiro com papel vegetal, desenhe nele um círculo com 20 cm, dê a volta ao papel e polvilhe-o com um pouco de maizena; Reserve.
Numa taça bem limpa e seca, coloque as claras e o sal e bata até começarem a ficar firmes.
Adicione o açúcar gradualmente e bata até não se notarem os grãos do açúcar e obter uns picos firmes.
Adicione o vinagre e a maizena previamente peneirada e envolva com a ajuda de uma espátula de silicone. É importante agora não bater, mas sim fazer movimentos envolventes.
Coloque o merengue dentro do círculo desenhado no papel e alise à volta e por cima com uma espátula.
Leve ao forno, a média altura, e reduza a temperatura para os 130º. Deixe cozer, sem abrir a porta, durante 1 hora e meia. Desligue o forno e deixe a pavlova lá dentro até arrefecer completamente, sem espreitar!
Para a mousse:
Bata as natas juntamente com o açúcar e a raspa de limão até começarem a ficar firmes.
Demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria durante 2 minutos. Escorra-as e adicione-lhes o sumo de limão. Leve ao micro-ondas por 5 a 10 segundos a média potência, até derreter. Sem parar de bater, adicione a mistura de gelatina às natas e bata até ficar firme.
Cobertura e montagem:
Retire as cascas e peles da romã e coloque os grãos numa frigideira pequena. Leve ao lume juntamente com os 50 gramas de açúcar 1 uma colher de sopa de água, mexendo de vez em quando, até ficar sob a forma de xarope. Deixe arrefecer.
Coloque a pavlova no prato de serviço e cubra-a com a mousse de limão, alisando com a ajuda de uma espátula. Regue com o xarope de romã.
Leve ao frio durante, pelo menos, duas horas antes de servir.
Dicas:
Decore com algumas fatias ou raspas de coco.
É muito importante não abrir o forno enquanto a pavlova está la dentro, de modo a não comprometer o resultado final
Isto aqui é sempre uma tentação. Boa semana.
Perfeita, boa escolha do recheio mousse de limão que corta a doçura do suspiro e cobertura de romã, invulgar! Tenho que fazer cá em casa!Obrigada