A terra das vacas felizes e o melhor leite de pastagem |primeira parte|
Na semana passada tive a oportunidade de voar a São Miguel para ficar a saber um pouco mais sobre o que Terra Nostra está a fazer tão bem!
Prima da Alice 😉 |
Depois de bem almoçar, de conhecer alguns dos miradouros e lagoas mais icónicos de S. Miguel, de ter jantado lindamente (sim sim, come-se bem que se farta nos Açores! E a comida com aquele toque apurado, que sabe à comida da vossa mãe… 🙂 ), eis que nos fazemos ao caminho para conhecer as tão bem afamadas Vacas Felizes. Tive o privilégio de visitar a fábrica da Bel, onde o leite é separado e embalado para posteriormente chegar até nós.
Confesso que fiquei fascinado com todo o processo até que o leite chega ao supermercado e vou tentar fazer um resumo de tudo o que aprendi.
Os produtores que quiserem fazer parte do programa “Leite de Pastagem” devem cumprir uma série de requisitos, que assentam nas condições em que os animais são criados e alimentados, que é o fator diferenciador deste leite, uma vez que as vacas são alimentadas essencialmente com erva fresca; É elaborado um protocolo e há um acompanhamento contínuo por parte de técnicos e veterinários. Além disso os produtores que encaminham o leite das suas vacas para a Terra Nostra recebem ainda um incentivo associado ao valor pago por litro/leite. A maior parte das vacas são encaminhadas para ordenhas locais ou, caso se trate de terrenos mais afastados, um camião faz a recolha no campo duas vezes por dia, de manhã e ao final do dia respetivamente. Cada animal é avaliado e cuidado individualmente através de um sistema informático.
Na fábrica, o leite é separado tendo em conta a quantidade de gordura e devidamente filtrado e acondicionado, cumprindo as regras de higiene mais exigentes. Trata-se de uma fábrica com cerca de 300 trabalhadores e é aqui que se produz, além do leite de pastagem Terra Nostra, a manteiga e o queijo flamengo da mesma marca. Com um formato e imagem inovadores e elegantes, este leite é comercializado com duas referências: meio gordo e magro, os dois com o mesmo preço.
Este é um programa de cooperação entre Terra Nostra e os seus produtores de leite açorianos, auditado pela entidade certificadora externa SGS e que assenta em 5 pilares:
A PASTAGEM
As vacas alimentam-se, maioritariamente, de pastagem 365 dias por ano e têm uma alimentação natural à base de erva.
A pastagem é uma fonte viva de nutrientes, é um método de alimentação natural e sustentável.
E isso nota-se no leite. A pastagem é a garantia de um leite puro, saudável e saboroso.
BEM-ESTAR ANIMAL
As vacas do programa são seguidas por veterinários dedicados e exigentes.
Comem o que devem, erva fresca e vivem como devem, ao ar livre e em comunidade, sem stress, junto de outras vacas. Não vivem em estábulos, nem são alimentadas à base de rações como na maioria das explorações com regimes intensivos.
QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR
São realizadas várias análises para que os mais rigorosos critérios de qualidade e rastreabilidade entre a ordenha, o armazenamento e o transporte do leite sejam garantidos.
O leite das vacas felizes é recolhido diariamente e arrefecido com tempos curtos, para garantir a frescura e manter as suas propriedades nutricionais.
Entre a recolha de leite e a entrega ao consumidor são realizados mais de 25 testes de qualidade.
PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
São salvaguardados os belos recursos naturais dos Açores para as próximas gerações, através de boas práticas ambientais e de um consumo de energia com práticas mais eficientes.
E assim, é também criado valor para os Açores.
EFICIÊNCIA
Ao saber de gerações, contribui-se para que as explorações leiteiras sejam mais eficientes e sustentáveis.
O programa oferece suporte técnico e incentiva o uso de sistemas informáticos ajustados à gestão de cada exploração.
Circuito do queijo flamengo Terra Nostra em barra |
Aula = concentração máxima! |
O que estariam a pensar as vacas dos turistas… |
Não hesitem em consultar mais informação AQUI
Nos próximos dias contar-vos-ei onde comi, por onde passeei e quem eram estes simpáticos da foto de grupo 😉