Profiterols com chantilly e morangos
Esta semana comecei mais uma formação de tconfeções básicas de pastelaria em horário pós-laboral e, como tal, irei deixando aqui algumas das receitas dos produtos confeccionados pelos formandos. Hoje foi dia de Queijadinhas de leite e laranja e de “massa de fartos”, que se resume à massa base dos éclairs, sonhos e profiteroles, assim como do “Paris Breast”. Estamos em temporada de morangos e o recheio escolhido foi um chantilly e morangos.
Ingredientes para a massa:
150 ml de água
75 gramas de manteiga
125 gramas de farinha
3 ovos inteiros
1 colher de sopa de açúcar
sal q.b
Para o recheio e cobertura:
200 ml de natas
250 gramas de morangos frescos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de açúcar em pó
Colocamos um tacho com a água, a manteiga, uma colher de sopa de açúcar e um pouco de sal ao lume. Quando começar a ferver, retiramos e juntamos a farinha toda de uma vez; misturamos e levamos novamente ao lume até formar uma bola sem grumos. Retiramos e deixamos arrefecer um pouco.
Adicionamos os ovos, um de cada vez, mexendo bem entre cada adição até obtermos uma massa homogénea. Dependendo da farinha e do tamanho dos ovos, poderá ou não ser necessário adicionar mais um.
Aquecemos o forno a 200º, forramos um tabuleiro com papel vegetal ou com uma folha para pastelaria, disponível na OFAC Decorações em Monção. Dispomos colheradas pequenas da massa, deixando aproximadamente 5 cm entre cada porção. Cozinhamos durante cerca de 20 minutos, até que fiquem bem dourados. Retiramos do forno e deixamos arrefecer.
Batemos as natas e, quando estiverem quase firmes, adicionamos duas colheres de açúcar e continuamos a bater até que este se dissolva. Limpamos e cortamos os morangos em metades e fazemos uns cortes, para lhes dar a forma de um leque.
Cortamos o profiterol ao meio, tendo o cuidado de não separar totalmente a “tampinha”; com a ajuda de um saco pasteleiro, recheamos com um pouco do nosso chantilly, sobre o qual colocamos uma metade de morango; fechamos, dispomos no prato de serviço e polvilhamos com o açúcar em pó. Podem substituir o açúcar em pó por um ganache de chocolate.