Tarte de pêssegos e um pré-verão mais saudável

É verão!!
Ok, não é, mas quase!
E, apesar de não ser a minha estação preferida, também não é a que menos gosto… querem saber porquê? Porque há montes, atreveria-me a dizer centenas de quilos de fruta que conseguimos colher das várias árvores distribuídas pelo jardim de casa e, apesar de distribuirmos parte da fruta por amigos e vizinhos, torna-se imprescindível a sua utilização em sobremesas. É o caso desta tarte, praticamente sem açúcar, e à qual dei um toque final com um pouco de doce de pêssego da nova gama Natura da Quinta de Jugais, que prima pela apresentação de produtos mais saudáveis e sem açúcar adicionado.


INGREDIENTES
Para a massa:
150 gramas de farinha tipo 55
60 gramas de flocos de aveia
100 gramas de margarina fria
50 gramas de açúcar mascavado
1 ovo
1 colher de chá de canela moída

Para o recheio:
5 pêssegos (cerca de 500 gramas)
2 colheres de sopa de doce de pêssego

PREPARAÇÃO
Ligue o forno nos 175º.
Lave e escorra bem os pêssegos. Neste tipo de sobremesas, e uma vez que costumo utilizar fruta biológica, não descarto a casca, mas pode descascar a fruta, caso desejar.
Corte os pêssegos ao meio, retire os caroços e corte em fatias. Reserve.
Coloque todos os ingredientes da massa num processador de alimentos e triture até obter uma massa homogénea, mas sem que fique demasiado lisa. Se não tiver processador, comece por misturar a farinha com a aveia, o açúcar e a manteiga cortada em pedaços. Adicione o ovo e  canela e amasse até obter uma massa moldável.
Coloque a massa numa forma redonda de fundo amovível com 20 cm de diâmetro e estenda com as mãos, distribuindo pequenas porções da massa e fazendo alguma pressão com os dedos.
Distribua os pêssegos em cima da massa e leve ao forno por cerca de 30 minutos, até que os bordos da massa fiquem dourados e crocantes.
Retire do forno e pincele, ainda quente, com o doce de pêssego.

Uma resposta para “Tarte de pêssegos e um pré-verão mais saudável”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Create a website or blog at WordPress.com

Descubra mais sobre Faz e Come

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading