Coroa de maçã e canela

Gosta mais de bolo rei, ou de bolo rainha?

Cá em casa gostamos de ambos, mas como sei que muitas pessoas não gostam nem de um nem de outro, por causa das frutas cristalizadas e dos frutos secos, hoje trago-lhe esta coroa de maçã e canela.

Uma coroa é a opção ideal para uma elegante mesa de sobremesas, especialmente na época do natal. Não dá assim tanto trabalho e a principal vantagem é que pode usar o recheio de que mais gostar!

Com creme de chocolate, com amêndoas, creme pasteleiro… ou com maçã e canela. Esta última deixa na cozinha (e na casa inteira) um aroma muito especial.

O único segredo, se é que se lhe possa chamar assim, é utilizar farinhas ricas em proteínas, normalmente conhecidas como “farinha de força” e, também, trabalhar bem a massa até que fique bem elástica para que, depois de cozida, se conserve fofa por mais tempo. Se bem que não acredito que dure muito!

Quanto ao fermento, conto sempre com Fermipan que, ao ser seco, conserva-se por muito mais tempo do que o fresco, e nem precisa de frigorífico. A regra, caso esteja habituado a usar do fresco, é reduzir a sua quantidade para um terço, ou seja, para 15 gramas de fermento fresco, usar apenas 5 gramas de fermento seco.

Esta é uma das primeiras receitas que conto de lhe trazer para a sua mesa de Natal. Não se esqueça que natal é todos os dias, por isso não espere pela data para experimenta esta deliciosa coroa de maçã e canela 😉

Coroa de maçã e canela

Ingredientes para a coroa de maçã

  • 350 gramas de Farinha T65 s/ fermento
  • 5 gramas de fermento de padeiro em pó Fermipan
  • 60 gramas de açúcar
  • 1 ovo
  • 125 ml de leite gordo morno
  • 50 gramas de manteiga
  • 4 gramas de sal
  • 1 gema de ovo para pincelar

Ingredientes para o recheio da coroa de maçã

  • 1 c. sopa de manteiga
  • 2 maçãs de tamanho médio
  • 3 c. sopa de açúcar amarelo
  • 1 c. chá de canela em pó

Preparação da coroa de maçã

  1. Coloque numa taça a farinha e o açúcar. 
  2. Forme uma cavidade ao centro e adicione o ovo, o fermento de padeiro em pó Fermipan, o leite morno e a manteiga cortada em cubos. 
  3. Misture os ingredientes com uma colher de pau. 
  4. Adicione o sal e amasse um pouco até obter uma massa consistente.
  5. Transfira a massa para uma bancada limpa e amasse com as mãos, até se descolar da mesa. Opcionalmente, recorra ao robot de cozinha.
  6. Forme uma bola com a massa e coloque-a num recipiente untado com um pouco de óleo.
  7. Tape com um pano e deixe repousar até dobrar o volume inicial.
  8. Entretanto, prepare o recheio. Aqueça uma frigideira com a manteiga.
  9. Adicione as maçãs descascadas e sem caroços, cortadas em pedaços pequenos e deixe cozinhar por alguns minutos.
  10. Junte o açúcar amarelo e a canela, misture e deixe apurar até evaporar os sucos. Retire e deixe arrefecer.
  11. Assim que a massa tiver levedado, amasse-a ligeiramente para desgaseificar e estenda-a, com um rolo de cozinha, até obter um retângulo.
  12. Barre com o recheio de maçã e, fazendo alguma pressão com os dedos, enrole até obter um cilindro comprido. Ajudando-se de uma faca bem afiada, corte o cilindro ao meio, na longitudinal. 
  13. Coloque um copo ou taça pequena, que possa ir ao forno, num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal. Entrelace a massa, formando uma coroa, e tendo o cuidado de deixar a superfície cortada (onde se veem as camadas do recheio) para cima.
  14. Disponha a coroa no tabuleiro, com a taça ao centro.
  15. Deixe repousar por mais meia hora, enquanto se aquece o forno nos 200 ºC.
  16. Pincele, agora, a coroa com a gema de ovo diluída num pouco de leite, e polvilhe com pedras de açúcar.Coloque o tabuleiro com a coroa no forno, reduza a temperatura para os 180 ºC e deixe por cerca de 35 minutos.

Post em colaboração com a Fermipan.

Veja outras receitas com maçã aqui.