Tarte de Santiago

Tarte de Santiago

A tarte de Santiago, também conhecida como tarte de amêndoa, é dos doces mais conhecidos da vizinha Galiza, e super fácil de preparar.

Bastam apenas ovos, açúcar e amêndoa. É, por isso, naturalmente isenta de glúten, pelo que se torna numa excelente opção para quem é celíaco ou intolerante ao glúten.

Experimente esta deliciosa e fácil tarte De Santiago.

Ingredientes

  • 150 gramas de açúcar branco
  • 150 gramas de farinha de amêndoa
  • 3 ovos médios
  • Açúcar em pó q.b

Preparação da tarte de Santiago

  1. Preaqueça o forno nos 170º.
  2. Bata os ovos com o açúcar, mas só até duplicar o volume, não queremos um creme fofo e volumoso.
  3. Adicione a farinha de amêndoa e envolva com a ajuda de uma espátula de silicone.
  4. Verta a massa numa forma com 20 cm de diâmetro untada com manteiga, forrada com papel vegetal e novamente untada com manteiga ou, então, numa forma em silicone.
  5. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Faça o teste do palito, mas não é necessário que este venha completamente seco. Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede.
  6. Depois de fria, polvilhe a tarte generosamente com açúcar em pó

Dicas

  • Pode adicionar raspa de limão ou uma colher de chá de canela moída à massa. Cá em casa gostamos dela assim, simples, onde o sabor da amêndoa prevalece.
  • Para fazer o desenho na tarte, imprima em cartolina uma destas imagens e recorte-a. Cole no centro um pedaço de cartão para ser mais fácil retirar a silhueta sem estragar o desenho no açúcar, como pode apreciar nas fotos.