Massa fresca caseira com camarão e tomate
Preparar a nossa massa fresca em casa não tem comparação com a de compra. Experimente as suas melhores receitas com massa fresca.
A massa faz desde pequeno parte das minhas refeições e confesso, apenas há algum tempo é que que provei massa fresca. Desde então, quando tenho convidados em casa, opto por fazer a minha própria massa, no momento. A principal vantagem é que sabemos o que comemos e podemos elaborá-la com os ingredientes que quisermos, e até mesmo sem glúten!
A principal dificuldade no processo de fazer massa em casa é conseguir estendê-la à mão, pois trata-se de uma massa algo resistente. Mas podemos ultrapassar essa dificuldade com a ajuda de uma máquina para estender massa, como é o caso da Marcato Atlas 150 Wellness, que vem equipada com dois cortadores e um prático manual de utilização. Além disso, podem sempre ir comprando os outros acessórios da gama, seja para fazer raviolis ou até mesmo esparguete.
Quer a máquina quer os restantes acessórios estão disponíveis na nova loja online em português Lecuine Portugal, uma loja especializada no comércio de utensílios de cozinha de qualidade. Na Lecuine, os portes são grátis em compras a partir de 40 euros.
Ingredientes para a massa fresca
- 200 gramas de farinha tipo 65 s/fermento
- 2 ovos inteiros
Ingredientes para o molho
- 400 gramas de camarão
- 200 gramas de tomate cherry ou similar
- Manjericão fresco
- 200 ml de natas
- 2 dentes de alho laminados
- Azeite q.b
- Sal e pimenta q.b
Preparação
- Coloque a farinha em cima da bancada, em forma de monte. Com a mão, faça uma cavidade no centro e adicione os ovos e um pouco de água fria. Junte todos os ingredientes, arrastando a farinha de fora para o centro e amasse até obter uma massa homogénea, mas não demasiado trabalhada. Adicione um pouco de água caso seja necessário mas atenção, não queremos uma massa demasiado húmida.
- Forme uma bola, envolva com película aderente ou tape com um pano e deixe repousar entre 20 a 30 minutos.
- Com a ajuda de uma espátula ou de uma faca afiada, divida a massa em 8 a 10 porções.
- Passe uma porção de massa na máquina no número 0, dobre e repita o processo umas duas vezes; depois, vá passando a massa nos outros níveis. Eu, para este tipo de massa, costumo ir até ao número 6, pois não pretendo uma massa demasiado fina. Polvilhe com um pouco de farinha se achar necessário.
- Depois de ter uma lâmina de massa, passe-a pelo acessório cortador para Fettucine, que é o mais largo que vem incluído na máquina e disponha as tiras de massa num estendal próprio para o efeito (caso não tenha, improvise com duas colheres de pau suspensas entre duas caixas, por exemplo).
- Repita o processo para a restante massa.
- Aqueça uma frigideira grande com o azeite e os alhos. Adicione o camarão e o tomate cherry e salteie durante cerca de 5 minutos.
- Tempere com um pouco de sal e pimenta.
- Adicione as natas e deixe ferver mais 3 a 5 minutos.
- À parte, aqueça uma panela grande com cerca de 3 litros de água temperada generosamente com sal.
- Assim que a água estiver a ferver, adicione a massa. Dê uma mexidela e deixa cozer durante uns 3 minutos. O tempo de cozedura deverá ser breve, uma vez que se trata de massa fresca.
- Escorra a massa e adicione-a ao camarão na frigideira. Aqueça ligeiramente e sirva salpicado com algumas folhas de manjericão.
Discover more from Faz e Come
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Adoro massa fresca, tb tenho uma máquina para estender e cortar a massa, é de facto muito práctico e mal se apanha o jeito, é um prazer comer massa feita pr nós.https://bloglairdutemps.blogspot.pt
Que maravilha! Também adoro massa fresca, mas como já te \”confessei\” ainda não experimentei fazer. Mas tenho mesmo muita vontade de o fazer….Este fettucine está fabuloso, e adoro os sabores. Fotos lindíssimas Rui!BeijinhosMarta
Quem sabe um dia destes não experimentas, Marta 😉 É uma delícia e, na verdade, nem dá assim tanto trabalho :)Obrigado pela visita! Beijinhos
Muito obrigado pela visita, Ruth :)Vamos lá fazer massa!Beijinhos
Hum parece-me tão bem.Acho que vou experimentar para o almoço. Não vou fazer a massa, pois confesso que sou um bocadinho preguiçosa na cozinha.
Bom dia
podemos congelar esta massa ou não convém?
Claro que sim, Francisca. Basta formar “meadas”, estender num tabuleiro ou outro recipiente e levar ao congelador. Depois de congelada, pode facilmente guardar
dentro de um saco com fecho hermético.