A Pavlova mais bonita para o seu Natal

A pavlova é, para mim, das sobremesas mais bonitas para ter na mesa de Natal. O contraste da sua crosta crocante, conjugado com o interior suave, húmido e doce que se derrete na boca, seduz qualquer convidado.

Quanto à cobertura, o mais tradicional é ser em chantilly, ao qual eu não adiciono açúcar devido à doçura do merengue da base, acompanhado pelos mais variados ingredientes: há quem goste de colocar chocolate, bombons, curd, mas o mais habitual é mesmo cobrir a pavlova com frutos vermelhos, que lhe conferem um aspeto verdadeiramente natalício.

Prometa-me que, se ainda não o fez, não vai deixar passar este Natal sem experimentar esta deliciosa e elegante pavlova.

Ingredientes para o merengue

  • 4 claras de ovo – cerca de 140 gramas
  • 225 gramas de açúcar fino
  • 1 colher de sopa de maizena

Para o recheio/cobertura

  • 200 ml de natas gordas bem frias
  • 1 chávena de frutos vermelhos frescos:
  • Framboesas
  • Groselhas
  • Amoras
  • Mirtilos
  • Açúcar em pó para polvilhar

Preparação da pavlova

  1. Comece por ligar o forno nos 150º.
  2. Desenhe um círculo com cerca de 20cm de diâmetro numa folha de papel vegetal, dê-lhe a volta e coloque-o sobre um tabuleiro plano; Polvilhe com um pouco de maizena e reserve. Este círculo servirá de guia para conseguirmos uma pavlova mais redondinha.
  3. Certifique-se que o recipiente/taça da batedeira não tem restos de gordura, passando um papel de cozinha embebido em vinagre. Deixe secar.
  4. Coloque as claras, que deverão estar à temperatura ambiente, na taça da batedeira e comece a bater.
  5. Assim que as claras começarem a ficar esbranquiçadas e com algum volume, adicione, gradualmente e sem parar de bater, o açúcar.
  6. Deixe bater até obter um merengue branco, liso e brilhante.
  7. Verifique o ponto do merengue, esfregando um pouco deste entre as pontas dos dedos, sendo que não se deverão notar os grãos de açúcar.
  8. Adicione a maizena e o vinagre e envolva, com a ajuda de uma espátula de silicone, durante alguns segundos, de baixo para cima, sem mexer demasiado.
  9. Coloque o merengue dentro de um saco pasteleiro com uma boquilha frisada e disponha rosetas dentro do círculo desenhado no papel vegetal, dando a forma de coroa. Em alternativa, pode simplesmente dispor o merengue no papel e alisar ligeiramente.
  10. Leve ao forno e reduza a temperatura para os 100ºC. Deixe assar por 1 hora e meia. Passado este tempo, desligue o forno e deixe a pavlova arrefecer completamente no interior do forno.
  11. Para a cobertura, bata as natas que deverão estar bem frias, até ficarem em ponto de chantilly. Cubra a pavlova utilizando um saco pasteleiro ou uma espátula, e decore com os frutos vermelhos.
  12. Termine com um pouco de açúcar em pó.
Anúncios