Humus – receita básica

humus receita saudável
Humus

O humus resume-se a uma pasta de grão e azeite, aromatizada com alho, limão e alguma ou outra especiaria. Por norma aromático e fresco, pode ser consumido como base para sanduíches ou para “dipar”, como agora se diz, gressinos ou, para os mais saudáveis, palitos de vegetais crus.  É tão bom! E tão fácil de preparar.  Esta é a versão simples da receita, a mais básica; mas não hesite, se pretender, adicionar puré de beterraba, de tomate seco, requeijão, o que quiser ao seu hummus! Afinal, o mais importante é que gostemos daquilo que comemos.
O que melhor do que prepararmos as nossas receitas com os melhores ingredientes? Como já vos contei, vivo no campo… e temos de tudo, fruta, hortícolas, leguminosas… e tudo na melhor época! O que fazemos, cá em casa pelo menos com estas últimas, é dividir por porções em sacos e congelamos, quer o feijão, quer o grão, umas vezes cru (a congelação evita a contaminação pelos insetos, e garante que o não está em perfeito estado para ser semeado no próximo ano), outras já cozido.
Portanto, grão produzido em casa e o melhor azeite!  Experimente já este humus.

Ingredientes para o humus

  • 400 gramas de grão cozido e escorrido
  • Sumo de 1 limão
  • 1 colher de sopa de tahini
  • 1 pitada de colorau
  • 1 pitada de cominhos
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite virgem extra (utilizei o Bio Oliveira da Serra)
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsa fresca a gosto

Para o Tahini

  • 200 gramas de sementes de sésamo

Preparação do húmus

  1. Comece por preparar o tahini, colocando as sementes de sésamo numa frigideira ampla.
  2. Leve a fogo médio, mexendo de vez em quando, até ficarem douradas e começarem a soltar o cheiro típico do sésamo tostado. 
  3. Retire imediatamente do fogo e triture, num processador potente, até obter uma pasta.
  4. Se a taça/copo do seu processador for muito grande, aumente a quantidade. Assim que obtiver uma pasta, o tahini, guarde num frasco com fecho hermético.  
  5. Para o hummus, coloque o grão, os alhos, o sumo de limão, o azeite e uma pitada de cominhos no processador de alimentos ou no copo da varinha mágica e processe até obter um puré. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
  6. Adicione o tahini e misture bem.
  7. Já no prato/taça de servir, regue abundantemente com azeite e polvilhe com um pouco de colorau, sementes de sésamo e salsa fresca picada grosseiramente.

Use e abuse, em sanduíches, com bolachas de água e sal ou tostas, como dip para vegetais crus crocantes, ou até para dar sabor a sopas, por exemplo. Conserve, durante dois a três dias, no frigorífico.

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Create a website or blog at WordPress.com

Descubra mais sobre Faz e Come

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading