Bundt Cake de abóbora e cheesecake

Hoje celebra-se o National Bundt Cake Day 2016, e tenho a certeza que as redes sociais serão inundadas com fotos e receitas de deliciosos bolos feitos nas formas que lhe dão o nome característico.
A minha sugestão, que já foi preparada há alguns dias, resultou de uma pesquisa na internet para aproveitar puré de abóbora que me tinha sobrado de outra preparação.
O resultada não poderia ter sido melhor: consegui um bolo húmido, fofo, carregado de sabores e aromas que, inevitavelmente, me fizeram recordar os doces do tão próximo Natal.
Recordo-vos que podem adquirir as belas formas Nordic Ware e utensílios que possam necessitar aqui. O envio é grátis em compras de valor igual ou superior a 40€ e recebem-nas em vossas casas num prazo médio de 24/48 horas.


INGREDIENTES
(receita original daqui)
2 copos de puré de abóbora cozida
3,5 copos de farinha sem fermento
2 copos de açúcar amarelo
3 ovos
1/2 copo de óleo
1 laranja (raspa da casca e sumo)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela
1/2 copo de nozes picadas grosseiramente
Açúcar em pó q.b para polvilhar

Para o cheesecake
250 gramas de queijo mascarpone
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de farinha
1 colher de chá de extrato de baunilha

PREPARAÇÃO
Comece por ligar o forno nos 160º. Unte uma forma para bundtcake com manteiga e polvilhe com farinha, ou pulverize com spray antiaderente. Reserve.
Prepare o cheesecake, batendo o queijo mascarpone com o açúcar em pó e o extrato de baunilha. Assim que estiver fofo e leve, adicione o ovo. Bata mais um pouco.
Adicione a farinha, bata até incorporar e reserve.
Para um recipiente à parte, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e as especiarias. Adicione o açúcar e misture. Adicione as nozes picadas grosseiramente.
Num outro recipiente, misture o óleo, a raspa e sumo da laranja e os ovos. Bata até estar bem misturado. Adicione o puré de abóbora e misture bem.
Adicione os ingredientes secos e misture, sem bater, apenas até obter uma massa homogénea.
Verta metade da massa na forma.
Ajudando-se de uma colher, disponha porções do preparado de cheesecake, com cuidado de que não toquem nas paredes da forma.
Verta a massa restante, alise ligeiramente e leve ao forno durante cerca de uma hora. Faça o teste do palito.
Depois de cozido, retire o bolo do forno e deixe repousar durante 10 minutos, dentro da forma, sobre uma rede.
Desenforme, deixe arrefecer completamente e polvilhe com açúcar em pó a gosto.

DICAS
Para fazer o pure de abóbora, descasque cerca de 600 gramas de abóbora e corte-a em cubos com cerca de 2 cm. Coloque num recipiente apto para microondas e tape com película aderente. Leve ao microondas na potência máxima entre 5 a 10 minutos.
Tenha cuidado ao romper a película para não se queimar com o vapor. Triture a abóbora com um garfo ou no robot de cozinha e deixe arrefecer antes de utilizar. Pode, depois, congelar este puré em caixas com fecho hermético ou em frascos.

Anúncios