Bakewell tart

Esta não é uma simples tarte, mas sim  a minha participação no Sweet World das queridas Susana e Lia dos Blogs Basta Cheio e Lemon and Vanilla respetivamente.
Esta tarte nasceu inglesa e inspirada no Bakewell Puddinge; cresceu de forma simples mas vincada, assumindo-se como doce típico extremamente apreciado.Ainda que se encontrem referências da sua ligação à cidade de Bakewell, em Derbyshire, parece que poucas provas existem nesse sentido. O século XIX será o seu ponto de partida, apesar do seu irmão pudim ser bastante anterior. Se quiserem ficar a saber mais sobre a história, não hesitem em fazer uma visita ao post da Susana, AQUI.

Esta receita que vos trago foi adaptada da do Chef Gordon Ramsey, ao nível das quantidades, para a minha forma rectangular com 35*11 cm.

INGREDIENTES
Para a massa
250 gramas de farinha sem fermento
80 gramas de açúcar
125 gramas de manteiga fria, cortada em cubos
1 ovo
25 ml de água gelada
Para o recheio
100 gramas de farinha de amêndoa
100 gramas de açúcar
100 gramas de manteiga a temperatura ambiente 
2 ovos médios
1/vagem de baunilha
1/2 limão
2 colheres de sopa de doce de morango ou framboesa
1 colher de sopa de doce de alperce
Amêndoa laminada q.b
PREPARAÇÃO
Comece por preparar a massa, misturando a farinha, o açúcar e  a manteiga com as pontas dos dedos, até obter uma mistura granulada, fazendo lembrar a areia. Adicione o ovo e  a água e trabalhe com as mãos, em cima da bancada de cozinha, até obter uma massa homogénea, mas sem amassar demasiado para evitar que a massa fique seca. Adicione um pouco mais de água, se necessário.
Forme um rectângulo, embrulhe em película aderente e reserve no frigorífico durante cerca de 20 minutos.
Entretanto, aqueça o forno nos 180º.
Estenda a massa entre duas folhas de papel vegetal, para evitar que se agarre. Forre a forma e recorte os excessos, mas não os descarte!
Cubra com um pouco de papel vegetal, encha com feijão ou grão seco, e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.
Retire a forma do forno, deixe arrefecer ligeiramente e retire também o feijão e o papel vegetal. Barre com o doce de morango ou framboesa e prepare o recheio:
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, seguidos das sementes raspadas da vagem de baunilha e da raspa da casca de meio limão.
Adicione a farinha de amêndoa e misture com a ajuda de uma colher de pau.
Verta o preparado sobre o doce de morango e alise.
Decore com amêndoa laminada e algumas tiras da massa sobrante, e leve ao forno por mais 30 a 35 minutos, até que fique dourada. Faça o teste do palito. 
Assim que a tarte estiver cozida, retire do forno e pincele, ainda quente, com o doce de alperce ligeiramente aquecido.

11 respostas para “Bakewell tart”

  1. Está de dar água na boca esta tua Bakewell Rui!!Linda, linda e esse interior??? Mesmo a pedir umas belas garfadas.Ainda não fiz a minha, nem nunca fiz nenhuma Bakewell, mas mal posso esperar.Obrigada pelas tuas fabulosas e lindas participações.Beijinho,Lia

  2. Oh Lia, muito obrigado pelo teu carinho! Adorava participar em todas as edições, mas às vezes não dá mesmo. Mesmo assim, quando participo fico rendido!Um beijinho grande!

  3. Bem Rui, cá estou eu (novamente!?) :)Isto de ver fotos aqui e acolá, de comentar aqui e acolá, acaba por confundir uma pessoa! 😀 😀 Ia jurar que já cá tinha vindo comentar quando vim ver esta tua maravilha, mas pelos vistos não.De qualquer das formas é um prazer rever e babar sobre esta tua fantástica Bakewell. Ficou maravilhosa, cheia de expressividade e com aquela intensidade que se pretende. Que interior!!!Muitos Parabéns e Muito Obrigada pela tua participação!Bjinhosss

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Create a website or blog at WordPress.com

Descubra mais sobre Faz e Come

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading