Bakewell tart

Esta não é uma simples tarte, mas sim  a minha participação no Sweet World das queridas Susana e Lia dos Blogs Basta Cheio e Lemon and Vanilla respetivamente.
Esta tarte nasceu inglesa e inspirada no Bakewell Puddinge; cresceu de forma simples mas vincada, assumindo-se como doce típico extremamente apreciado.Ainda que se encontrem referências da sua ligação à cidade de Bakewell, em Derbyshire, parece que poucas provas existem nesse sentido. O século XIX será o seu ponto de partida, apesar do seu irmão pudim ser bastante anterior. Se quiserem ficar a saber mais sobre a história, não hesitem em fazer uma visita ao post da Susana, AQUI.

Esta receita que vos trago foi adaptada da do Chef Gordon Ramsey, ao nível das quantidades, para a minha forma rectangular com 35*11 cm.

INGREDIENTES
Para a massa
250 gramas de farinha sem fermento
80 gramas de açúcar
125 gramas de manteiga fria, cortada em cubos
1 ovo
25 ml de água gelada
Para o recheio
100 gramas de farinha de amêndoa
100 gramas de açúcar
100 gramas de manteiga a temperatura ambiente 
2 ovos médios
1/vagem de baunilha
1/2 limão
2 colheres de sopa de doce de morango ou framboesa
1 colher de sopa de doce de alperce
Amêndoa laminada q.b
PREPARAÇÃO
Comece por preparar a massa, misturando a farinha, o açúcar e  a manteiga com as pontas dos dedos, até obter uma mistura granulada, fazendo lembrar a areia. Adicione o ovo e  a água e trabalhe com as mãos, em cima da bancada de cozinha, até obter uma massa homogénea, mas sem amassar demasiado para evitar que a massa fique seca. Adicione um pouco mais de água, se necessário.
Forme um rectângulo, embrulhe em película aderente e reserve no frigorífico durante cerca de 20 minutos.
Entretanto, aqueça o forno nos 180º.
Estenda a massa entre duas folhas de papel vegetal, para evitar que se agarre. Forre a forma e recorte os excessos, mas não os descarte!
Cubra com um pouco de papel vegetal, encha com feijão ou grão seco, e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.
Retire a forma do forno, deixe arrefecer ligeiramente e retire também o feijão e o papel vegetal. Barre com o doce de morango ou framboesa e prepare o recheio:
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, seguidos das sementes raspadas da vagem de baunilha e da raspa da casca de meio limão.
Adicione a farinha de amêndoa e misture com a ajuda de uma colher de pau.
Verta o preparado sobre o doce de morango e alise.
Decore com amêndoa laminada e algumas tiras da massa sobrante, e leve ao forno por mais 30 a 35 minutos, até que fique dourada. Faça o teste do palito. 
Assim que a tarte estiver cozida, retire do forno e pincele, ainda quente, com o doce de alperce ligeiramente aquecido.

Anúncios