A genoise perfeita

Esta é, provavelmente, uma das massas de base mais utilizadas em pastelaria.
Bastam estes 4 ingredientes (sem contar a baunilha) e terá um bolo simples, para ser consumido assim, ou uma excelente base para bolos de camadas, tortas, charlottes, uma infinidade de opções!
Não é necessária sequer a adição de fermento e, garanto-vos, irão ficar fãs!


INGREDIENTES
7 ovos
250 gramas de açúcar
200 gramas de farinha tipo 55 sem fermento
1 vagem de baunilha (opcional)
Sal q.b

PREPARAÇÃO
Préaqueça o forno nos 175º.
Unte duas formas com cerca de 20 cm de diâmetro com manteiga e forre com papel vegetal. Reserve.
Abra os ovos para um tacho ou panela não demasiado grande. Adicione o açúcar, uma pitada de sal e as sementes da vagem de baunilha e leve a lume médio, sem parar de mexer com umas varas de arame, até  que o açúcar esteja completamente dissolvido.
Transfira a mistura para a taça da batedeira e bata, no máximo, até triplicar o volume e obter um creme fofo esbranquiçado.
Adicione a farinha, previamente peneirada, e incorpore-a na massa com movimentos envolventes, utilizando as varas de arame ou uma espátula de silicone. É importante não bater nesta fase, pois colocaríamos  em causa todo o processo.
Divida a massa pelas formas e leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos.
Faça o teste do palito e retire o bolo do forno assim que, ao espetar com um palito, este venha seco. Evite abrir a porta do forno demasiadas vezes.
Quando os bolos estiverem cozidos, retire-os para cima de uma rede de arrefecimento. Deixe repousar 5 minutos antes de desenformar. Depois de desenformados, deixe que arrefeçam completamente em cima da rede.

DICAS

  1. Todos os ingredientes deverão estar à temperatura ambiente.
  2. Quanto mais tempo bater os ovos juntamente com o açúcar, mais fofa e arejada ficará a massa da sua genoise.
  3. Pode aromatizar com raspa da casca de laranja ou limão, se preferir.
  4. Se não tiver batedeira elétrica, opte pelo seguinte método: bata num recipiente as gemas com o açúcar e as sementes de baunilha. À parte, bata as claras em castelo juntamente com uma pitada de sal. Incorpore as claras batidas no creme das gemas e açúcar e, finalmente, a farinha peneirada, envolvendo com movimentos suaves.
  5. Se utilizar uma forma mais alta, dê mais tempo no forno. Se, pelo contrário, utilizar uma forma maior mas mais baixa, o tempo de cozedura deverá ser reduzido.
  6. Não abra o forno nos primeiros 20 minutos, ou todo o processo poderá fracassar.
  7. Depois de completamente fria, pode envolver a genoise em película aderente e congelar, dentro de um saco ou recipiente com fecho hermético. Aguentará em perfeito estado durante várias semanas. Quando precisar de a utilizar, basta deixar descongelar a temperatura ambiente.
  8. Esta base é ideal para utilizar em bolos de camadas, tortas e charlottes, mas pode resultar um bolo ligeiramente seco, pelo que pode ser refrescado com uma calda de açúcar (ferva durante 5 minutos 200 ml de água juntamente com 100 gramas de açúcar e uma casca de limão e um pouco de vinho do Porto).
  9. Se, como eu, gostar dos bolos simples, basta polvilhar com um pouco de açúcar em pó e desfrutar!
Sugestão de apresentação: Recheie a genoise com um pouco de chantilly e morangos frescos.
Anúncios