O bolo de bolacha da minha mãe

Se há coisa que aprendi com o tempo e alguns cursos de pastelaria, foi que NUNCA podemos poupar em açúcar e manteiga quando queremos bons doces! 🙂 Eu sei que neste momento meio mundo deve dizer que não tenho razão, que há sobremesas saudáveis e que nem por isso são menos deliciosas e eu também sei que têm, em parte, razão, mas este é um DAQUELES bolos!
Pode a culpa ser da minha mãe, porque noutras casas fazia-se o bolo de bolacha com natas ou creme de chocolate, mas na minha sempre foi assim: bolachas, bem molhadas em café (até se desfazerem às vezes…) e manteiga, muuuuuuuita manteiga batida com açúcar!

Caso queiram viajar comigo às sobremesas de domingo numa casa de família no campo, acho que podem começar por colocar esta em prática, já este fim de semana, até porque dão chuva e não há melhor remédio para a chuva que ficar em casa, a comer coisas boas… (e fazer exercício, dirão alguns… 😀 )


INGREDIENTES
2 embalagens de bolacha maria, ou tostada (cerca de 400 gramas)
500 ml de café bem forte, expresso ou instantâneo, quente
1 gema de ovo
200 gramas de açúcar em pó
200 gramas de manteiga a temperaturas ambiente
Opcional: bombons de chocolate e avelã para decorar

PREPARAÇÃO
Bata a manteiga até ficar fofa e esbranquiçada. É importante que esteja a temperatura ambiente. Se, mesmo assim, se apresentar ligeiramente dura, leve-a ao microondas durante alguns segundos, mas com cuidado para não derreter.
Reduza a velocidade da batedeira e adicione o açúcar, com cuidado para não salpicar tudo. Volte a aumentar a velocidade da batedeira e bata até obter um creme muito fofo e leve.
Adicione uma a duas colheres de sopa de café e a gema e bata mais um pouco.
Verta parte do café para um prato e comece a montagem:
Molhe as bolachas, uma de cada vez e dos dois lados, e disponha-as no prato de serviço, formando uma camada com a forma que desejar, seja um rectângulo/quadrado ou uma flor, caso opte por utilizar bolachas circulares.
Barre cuidadosamente com o creme. Alise com uma espátula e repito o processo enquanto tiver bolachas e creme, reservando parte deste para a cobertura.
Barre o topo e as laterais do bolo com creme  e decore com algumas bolachas trituradas. Leve ao frio durante, pelo menos, umas três horas. O ideal é fazer este bolo no dia anterior.
No momento de servir, decore com alguns bombons.

DICAS

  • É de suma importância que a manteiga esteja à temperatura ambiente, ou seja amolecida antes da preparação do creme.
  • Pode utilizar bolacha maria, ou bolacha torrada.
  • Se gostar de sobremesas com um sabor intenso a café, utilize café expresso.
  • É importante deixar o bolo repousar, no mínimo, três horas no frio antes de servir, para que as camadas assentem e ganhem firmeza.

Anúncios