Às vezes apetecem-me pratos assim, rápidos, rústicos e reconfortantes.
Esta é mais uma sugestão vegan porque, como vos comentei noutras ocasiões, cada vez mais a proteína animal é excluída da minha dieta.
INGREDIENTES
1 cebola média
1 dente de alho
1/2 beringela
1/2 curgete
1/2 couve flor pequena
3 cogumelos Porto Belo
300 gramas de arroz tipo para risotto
Azeite e sal q.b
Açafrão q.b (opcional)
PREPARAÇÃO
Aqueça uma frigideira em ferro, ou outra que possa ir ao forno.
Adicione um fio de azeite, o alho e a cebola cortados em cubos e deixe alourar ligeiramente.
Adicione a beringela, a curgete e os cogumelos cortados em cubos com cerca de 1 cm. Adicione também a couve-flor, previamente lavada e cortada em pedaços pequenos. Tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 5 minutos.
Adicione o arroz, um pouco de açafrão (opcional) e deixe fritar por cerca de 3 minutos, ou até sentir que o arroz estale. Entretanto, ligue o forno nos 200º.
Cubra com água (cerca de 700 ml) ou caldo de legumes, bem quente, mexa, retifique os temperos e deixe ferver, em lume médio, durante 10 minutos.
Leve então ao forno por mais 10 a 15 minutos, até que o arroz tenha praticamente absorvido a calda e apresente uma cor alourada.
Sirva de imediato.
SalvarSalvar
6 respostas para “Arroz de legumes no forno | vegan”
Não sei o que gosto mais: se da partilha da receita ou das fotos! Parece uma receita fácil e mais uma vez vou aproveitar a ideia para um belo jantar ;)Beijinho
Adoro, adoro, adoro! Cá por casa a proteína animal também vai perdendo cada vez mais terreno e as receitas vegetarianas são cada vez mais apreciadas. Estas receitinhas de verdadeiro conforto fazem as minhas delícias.E essas fotos lindas, estás mesmo um PRO.Grande abraço.
Eu confesso, se bem que gosto muito da parte da cenografia e dos props, o arroz fica mesmo delicioso ;)Beijinhos!
Muito obrigado, Célio! Tens mesmo que experimentar, é rápido, económico e delicioso! Ah, adoro aquele teu húmus ;)Abração!
Olá Rui, que aspeto maravilhoso confesso que ás vezes já me aborrece a carne e só me apetece esta comidinha obrigada amigo. Fiquei curiosa com o húmus do Célio 😉
É o que me acontece a mim, Fernanda 😉 Por isso, às vezes, acabo por preparar receitas só com vegetais 🙂