Aioli


Com batatas fritas, marisco cozido, carnes grelhadas, peixinhos da horta… Com tudo! O aioli liga bem com tudo, até com um pedaço de pão!
Se já experimentaram fazer e não correu muito bem, hoje deixo-vos também algumas dicas para fazer um aioli de sucesso e também como recuperá-lo caso fique desagregado a meio do processo.

INGREDIENTES

2 dentes de alho
125 ml de azeite virgem extra
125 ml de óleo vegetal
Sal grosso q.b
Sumo de limão q.b (opcional)
PREPARAÇÃO
Descasque e corte os alhos em pedaços para dentro de um almofariz.
Adicione um pouco de sal e, com a ajuda do pilão, esmague tudo até obter uma pasta.
Agora é quando dá jeito ter a ajuda de uma segunda pessoa, mas também se consegue sozinho!
Coloque um pano de cozinha debaixo do almofariz para evitar que este se mova. Com uma mão, verta o azeite em fio e, entretanto, com o pilão na outra mão, misture sem parar. É importante verter muito pouco azeite nesta fase, para conseguir emulsionar a mistura. Adicione depois o óleo, também em fio. Rectifique de sal e, caso pretenda, aromatize com algumas gotas de sumo de limão.
DICAS
  1. É imprescindível adicionar o mínimo de azeite na fase inicial, e sempre a misturar com a outra mão;
  2. Pode substituir o óleo vegetal por igual parte de azeite virgem extra, caso prefira um sabor mais intenso;
  3. Se, depois de todo o processo, não conseguir obter uma mistura homogénea, tipo a maionese, não desespere! Coloque 125 ml de óleo ou azeite num copo estreito e alto juntamente com uma gema de ovo. Coloque o braço da varinha mágica no centro e, sem mover, ligue no máximo. Assim que os dois elementos estiverem emulsionados adicione, aos poucos, a mistura de azeite, sal e alho. Rectifique os temperos.
  4. Se preferir um aioli menos espesso, na fase final adicione uma ou duas colheres de chá de água morna.

Anúncios