Caril rápido de legumes

Como já vos contei em algumas ocasiões, de vez em quando deixo a proteína animal de parte e faço uma ou outra refeição vegetariana.
Também não é novidade que estou a frequentar o curso de fotografia culinária da talentosa Sónia Martin do A que saben las nubes. A Sónia é uma fotógrafa profissional, com tanto talento e carinho pelos alunos, que não me importava de ter aulas (virtuais) todos os dias, só para continuar a absorver um bocadinho daquele mundo!  Fotografar comida não é nada fácil! (Que o diga o bolo com cobertura de queijo que me serviu ontem de modelo…  quer dizer, a amostra de bolo, porque a cobertura foi derretendo com o calor das luzes e, no final, acho que mais parecia uma massa para fazer cake-pops…), ou os pratos com molho que escorre a uma velocidade demasiado acelerada para que o movimento possa ser captado.  Tento sempre  fazer exercícios quase diários, e estes dias temos falado de fotografias de pratos de massa ou estufados.
Não havia grande coisa na despensa, mas há sempre legumes, maioritariamente, da horta cá de casa, e não hesitei em arregaçar as mangas e preparar esta refeição rápida, fácil, económica, deliciosa e, acima de tudo, bem fotogénica, pois cor é coisa que não lhe falta!
Pretendam ou não fotografar os vossos pratos, coloquem neles um pouco de carinho, pois afinal “os olhos são os primeiros a comer”.
Pronto pronto, já me calo  e deixo-vos com a receita!


INGREDIENTES para 4 pessoas
2 courgetes (cerca de 500 gramas no total)
1 cebola média
1 dente de alho
100 gramas de cenoura
200 gramas de abóbora
1/2 pimento laranja ou vermelho
2 colheres de sopa de caril em pó (de qualidade)
1 tomate médio bem maduro sem pele
300 gramas de leite de coco
Azeite q.b
Sal q.b

PREPARAÇÃO
Prepare os legumes: corte as cenouras em meias luas, os pimentos, a abóbora e as courgetes em cubos com cerca de 1 a 2 cm. Reserve.
Pique a cebola e o alho para um tacho. Adicione um fio de azeite e refogue durante cerca de 5 minutos, mas sem deixar que ganhe cor.
Adicione o caril em pó e misture com uma colher de pau. Deixe cozinhar, mexendo, por dois minutos.
Adicione os vegetais, à excepção do tomate, misture, tempere com um pouco de sal e deixe refogar por cerca de 5 minutos.
Adicione o tomate cortado em pedaços, misture e deixe cozinhar, com o tacho tapado durante cerca de 15 minutos.
Adicione o leite de coco e deixe ferver por mais 5 minutos, em lume brando, sem a tampa.
Retifique os temperos e sirva.

DICAS
Este prato fica ainda mais delicioso se acompanhado por arroz basmati.
Caso goste, não hesite em adicionar uma malagueta fresca cortada em fatias fininhas.
Para reaproveitar este prato, experimente adicionar-lhe esparguete cozido.

SalvarSalvar


Comentários

  1. Arrisco-me a ser repetitivo, mas as tuas imagens estão cada vez mais lindas e inspiradoras. E esse curso, a avaliar pelo que tenho visto até agora, vale mesmo a pena. Parabéns Rui, adoro o teu trabalho e é um prazer seguir-te. :)Quanto a este caril, adoro tudo. Refeições práticas, fáceis e cheias de cor e sabor é tudo o que eu mais gosto. E a proteína animal não faz ali qualquer falta. Um abraço.

  2. OMG! Estas fotos estão cada vez mais incríveis… é giro acompanhar a evolução desde os primeiros posts do Faz e Come.Caril vegetariano é algo que estava na minha lista de espera há muito, vai ser desta 😀 Obrigada!annie's kitchen

  3. Muito obrigado, Ana!Esta receita merece mesmo a pena experimentar, bem como o curso de fotografia, é tão bom aprender ao longo da vida :)Um beijinho!

  4. Oh Célio, até fico sem jeito!De facto, quero muito continuar a treinar e a aprender. Mas olha que tens aqui um fã incondicional, das tuas receitas e fotos! São uma verdadeira inspiração. Um abraço!

  5. Esta receita serviu de inspiração ao almoço de hoje :)Sempre boas e deliciosas partilhas, obrigada!Beijinho e bom fim de semana

  6. Olá Sofia, fico muito feliz porque tenham gostado :)Um abraço e obrigado pelo carinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *