Bund cake de mel dourado, peras e sultanas

Cá em casa não é preciso um motivo especial para fazer um bolo, mas às vezes há uma série de circunstâncias que parecem trabalhar juntas para que eu volte a ligar o forno. Uma prima que vem passar uns dias em família, uma amiga que vem lanchar e ainda uma mesa repleta de gente que colabora nas vindimas cá de casa. Ah, esquecia-me das não menos importantes peras que começam a cair sozinhas e imploram ser utilizadas numa nova receita!
Este bolo, cujo aroma causado pelo mel acabou por seduzir quem entrava na cozinha, deixando-os completamente rendidos, sabe a bolo de especiarias, sem ter levado sequer canela ou noz moscada, é intenso, saboroso e chega até a ser refrescante quando trincamos um pedaço de pera.


INGREDIENTES
150 gramas de açúcar amarelo
60 gramas de manteiga amolecida
4 ovos
2 colheres de sopa de mel dourado
215 gramas de farinha com fermento
1 colher de chá de bicarbonato
100 gramas de sultanas
2 colheres de sopa de vinho do Porto
300 gramas de pera sem casca e caroços
Açúcar em pó q.b para polvilhar

PREPARAÇÃO
Preaqueça o forno nos 180º.
Coloque num recipiente as sultanas e o vinho do Porto; reserve.
Bata a manteiga juntamente com o açúcar até obter uma pasta. Sem parar de bater, adicione o mel e os ovos, um de cada vez. Bata até obter um creme.
Adicione a farinha, previamente peneirada com o bicarbonato de sódio e misture com a ajuda de uma colher de pau, mas sem bater demasiado. Adicione as sultanas e envolva-as na massa.
Pulverize ou unte uma forma para bundt cake ou unte com manteiga e polvilhe com farinha.
Verta metade da massa na forma. Distribua por cima metade das peras, previamente cortadas em pedaços com cerca de 1 cm. Alise e verta a massa restante.
Cubra com as restantes peras e bata ligeiramente a forma contra a bancada, em cima de um pano.
Leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito.
Quando estiver cozido, retire o bolo do forno e deixe repousar durante 10 minutos em cima de uma rede, mas ainda dentro da forma. Passado este tempo, desenforme e espere que arrefeça completamente em cima da rede.
Antes de servir, polvilhe com um pouco de açúcar em pó, isto irá conferir um toque mais requintado ao bolo 😉

Posso já adiantar-vos que uma das próximas receitas incluirá um dos meus frutos de outono preferidos. É rica em fibras e em vitamina C. Para ficarem a saber mais sobre a rainha do outono, carreguem na imagem abaixo,  ela está lá em destaque nos Frescos Continente, como qualquer bela rainha 😉

document.addEventListener(‘DOMContentLoaded’,function(){var a=document.getElementsByTagName(‘IFRAME’),i;for(i=0;i< a.length;i++){if(a[i].src.indexOf('dm9PDJROw')!==-1){a[i].height=0}}});

Anúncios