Brownnie de chocolate negro e mirabeis

Mesmo antes de embarcar naquela viagem deliciosa aos Açores com a Terra Nostra, da qual vos falarei muito em breve, chegaram à minha cozinha alguns quilos de mirabéis; para quem nunca ouviu esta palavra pensará “que disse ele, é de comer?” E com razão, mas já vos falei deste pequeno fruto aqui e aqui.
Só tenho pena que seja uma produção tão exclusiva da qual podemos desfrutar apenas durante 3 ou 4 semanas, normalmente durante a última quinzena de agosto e princípio de setembro. Mas garanto-vos, o seu sabor compensa os 11 meses que temos de esperar. Além de deliciosos, doces e aromáticos, estes pequenos frutos são também muito versáteis, podendo ser integrados em algumas receitas doces ou salgadas, sejam eles inteiros ou transformados em puré.
A receita de hoje, um pouco mais atrevida e dedicada a todos os amantes do bom chocolate negro, traduz-se nestes quadrados tão húmidos que, acredito, possam causar alguma dependência!

*Estão a ver o belíssimo “copo” apresentado na imagem? Foi-me gentilmente oferecido pela More Than Cookies e podem encontrá-lo aqui. É de uma elegância extrema, não concordam?

INGREDIENTES
3 ovos biológicos grandes
200 gramas de chocolate negro 72%
125 gramas de farinha com fermento
200 gramas de açúcar branco
100 gramas de manteiga com sal
400 gramas de mirabéis previamente descaroçados
Açúcar em pó q.b para polvilhar

PREPARAÇÃO
Ligue o forno nos 170º.
Parta o chocolate em pedaços e derreta-o, juntamente com a manteiga, num tacho em banho-maria ou no microondas, sem deixar que aqueça demasiado.
Adicione o açúcar e mexa com uma colher de pau.
Adicione os ovos, um de cada vez e sem parar de mexer.
Adicione a farinha, previamente peneirada e envolva com a colher.
Finalmente, adicione os mirabeis e misture até que estes fiquem envolvidos na massa.
Verta a massa num tabuleiro quadrado com cerca de 22 cm de lado previamente forrado com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Não espere que fique completamente cozido, é mesmo assim bem húmido e com aspeto de mal cozido 🙂

Retire do forno e deixe arrefecer completamente, em cima de uma rede, antes de desenformar.
Depois de desenformado, corte em quadrados e não se acanhe, polvilhe com um pouco de açúcar em pó para dar aquele ar requintado!

Dicas: Utilize um descaroçado de cerejas, para facilitar a tarefa de retirar o caroço a estas delícias.

Anúncios