Na cozinha com Joana Roque

É uma das bloggers de culinária e não só mais influentes em Portugal, tem milhares de seguidores no Facebook e vários livros de receitas publicados. Segundo a Joana é, acima de tudo, mulher e cozinha porque isso lhe traz felicidade.
Fiquem a saber um pouco mais da Joana Roque, autora do blog As minhas receitas

Faz e Come – Vou saltar a primeira pergunta que seria “quem é a Joana Roque?” porque não precisas de apresentações mas diz-me, identificas-te mais como escritora, cozinheira ou, simplesmente, mulher?
Joana – Nestes últimos 3 anos digo, meio a brincar, meio a sério, que sou mãe a tempo inteiro e blogger nas horas vagas. Nunca me identifico como escritora, que não sou! Sou cozinheira na minha casa, para os meus e sempre mulher. 
Faz e Come – Com vários livros publicados, costumas receber pedidos de ajuda de leitores a pedirem sugestões e dicas para refeições, ou se “este ingrediente pode ser substituído por aquele”? 
Joana – Recebo muitos pedidos de leitores, das mais variadas coisas. Sugestões de ementas para festas, jantares ou almoços de amigos, família ou aniversários. Pedidos de receitas específicas, de substituições, de ideias de organização de ementas, de listas de compras “dentro de orçamentos”… de tudo um pouco. Mas também recebo muitas coisas dos meus leitores: receitas de família, pequenas dicas e sugestões e às vezes até presentes em forma de comida, como bolachinhas, romãs, compotas…. 

Faz e Come – Qual é a sensação de ter perto de 170 mil seguidores no Facebook? Sabemos que, infelizmente e cada vez mais, as publicações chegam a um público alvo mais reduzido, notaste essas alterações?
Joana – Claro que notei! Mas tento não ligar muito a números. Não vivo a ver o número de comentários, de seguidores, de likes, de pageviews. Gosto da partilha pelo que ela é. E é sempre bom saber que há tantas pessoas que nos seguem, mas melhor ainda, que consigo de alguma forma ajudar/inspirar tantas pessoas.
Faz e Come – Preferes doce ou salgado? Depende dos dias e dos humores. 
Faz e Come – Percebe-se, através das tuas partilhas diárias nas redes sociais, que a família é a fatia maior da tua “pizza da felicidade”, desfrutas a cozinhar e criar para os teus homens? 
Joana – Antes de cozinhar, antes de ter um blogue, antes de ter livros e uma página de facebook eu tenho uma família. Tenho marido, filhos, pais, avós, irmã, sogros, cunhados e sobrinhos. E verdadeiros amigos. Eles é que são importantes para mim. Porque quando tudo isto passar – os blogues, os livros, as redes sociais, eles continuam por aqui. A essência do blogue, e de tudo o que daí derivou depois, é o cozinhar para os que me são queridos e é isso que me dá prazer, juntamente com o facto de o poder partilhar com outras pessoas, e servir de inspiração/ajuda. A cozinha dá-me prazer porque é uma forma de “levar” amor até aos outros. Por isso é claro que adoro cozinhar para os meus homens! 
Faz e Come – Qual o teu prato e/ou ingrediente preferido? 
Joana – Gosto de muitas coisas e tenho dificuldade de enumerar apenas uma. O cozido à Portuguesa da minha mãe é algo que adoro, assim como um bela pizza em forno de lenha, ou um peixe grelhado no carvão com uma simples salada de tomate caseiro. E gosto de sobremesas com sabor a chocolate, framboesa e limão.
Faz e Come – O que nunca falta na tua cozinha? 
Joana – Ovos! Acho tão grave faltarem ovos numa casa como faltar papel higiénico!
Muito obrigado, Joana, por aceitares este convite e por teres estado comigo na cozinha 😉

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Create a website or blog at WordPress.com

Descubra mais sobre Faz e Come

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading