Tarte de Santiago

Tarte de Santiago

A tarte de Santiago, também conhecida como tarte de amêndoa, é dos doces mais conhecidos da vizinha Galiza, e super fácil de preparar.

Bastam apenas ovos, açúcar e amêndoa. É, por isso, naturalmente isenta de glúten, pelo que se torna numa excelente opção para quem é celíaco ou intolerante ao glúten.

Experimente esta deliciosa e fácil tarte De Santiago.

Ingredientes

  • 150 gramas de açúcar branco
  • 150 gramas de farinha de amêndoa
  • 3 ovos médios
  • Açúcar em pó q.b

Preparação da tarte de Santiago

  1. Preaqueça o forno nos 170º.
  2. Bata os ovos com o açúcar, mas só até duplicar o volume, não queremos um creme fofo e volumoso.
  3. Adicione a farinha de amêndoa e envolva com a ajuda de uma espátula de silicone.
  4. Verta a massa numa forma com 20 cm de diâmetro untada com manteiga, forrada com papel vegetal e novamente untada com manteiga ou, então, numa forma em silicone.
  5. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Faça o teste do palito, mas não é necessário que este venha completamente seco. Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede.
  6. Depois de fria, polvilhe a tarte generosamente com açúcar em pó

Dicas

  • Pode adicionar raspa de limão ou uma colher de chá de canela moída à massa. Cá em casa gostamos dela assim, simples, onde o sabor da amêndoa prevalece.
  • Para fazer o desenho na tarte, imprima em cartolina uma destas imagens e recorte-a. Cole no centro um pedaço de cartão para ser mais fácil retirar a silhueta sem estragar o desenho no açúcar, como pode apreciar nas fotos.

6 respostas para “Tarte de Santiago”

  1. Fabulosa esta tarte, uma tarte simples de fazer com um sabor inconfundível e (também para mim) cheia de boas recordações.Fiquei encantada com tanta maravilha que vi por aqui. Perdi-me completamente no meio de tanta receita e foto que me transportam para a sua mesa.Parabéns! Que trabalho fantástico.

  2. Depois de ter provado a tarte de Santiago, trazida de Santiago de Compostela com muito amor por quem tinha acabado de concluir o Caminho, andava eu em busca da receita da dita tarte por essa internet fora. Atraída pela fotografia e pelo texto despretensioso e apelativo esta foi a escolhida! Depois decidi passear um pouco pelo seu site… e fiquei encantada! As fotos lindas, as receitas, que estão mesmo a pedir para serem experimentadas…Adorei! Parabéns pelo seu trabalho e obrigada pela partilha!Conceição Barata

  3. Querida Conceição, muito obrigado pelas suas palavras! São pessoas assim simpáticas que nos fazem investir mais algumas (muitas) horas a preparar receitas e fotografias. Esta tarde, como pôde ter lido, faz parte do meu percurso, e é das minhas preferidas, até me identifico com ela, tão simples, mas que não desilude 🤣Um forte abraço, e continue por aí!

  4. Obrigada Rui pela partilha desta linda tarte vou fazer adoro amendoa… As suas sobremesas são iguarias simples mas muito boas mesmo Aurora Figueiredo…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Create a website or blog at WordPress.com

Descubra mais sobre Faz e Come

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading