Clafoutis


Os eventos gastronómicos e reuniões de bloggers são sempre, a meu ver, positivos. Não apenas pelo fato de nos serem apresentadas novas empresas, produtos ou serviços, mas também porque são excelentes pontos de encontro para rever ou conhecer pessoas. Este ano, no Salão de XANTAR, em Ourense, tive a oportunidade de partilhar mesa e algumas palavras com a simpática e talentosa Tere do blog Un Momento Dulce que, estes dias, partilhou a sua receita da tão afamada sobremesa francesa: o Clafoutis.
Confesso, nunca tinha feito clafoutis de cerejas, que é o mais clássico de todos, por isso não hesitei e pus-me a descaroçar as últimas cerejas que tinha no frigorífico.

Apesar de ter adaptado as quantidades para que o clafoutis coubesse na minha forma, segui a receita original à risca e podem consulta-la AQUI.
Convido-vos também a seguir o feed do Instragram ou Facebook da Tere, ela faz uns bolos lindos e deliciosos, daqueles de revista! Ora espreitem 😉

|INGREDIENTES|
400 gramas de cereja sem caroço
2 ovos médios biológicos
90 gramas de açúcar mais algum para polvilhar
70 gramas de Maizena
35 gramas de farinha de amêndoa
250 ml de natas
15 gramas de manteiga a temperatura ambiente
1 colher de café de extrato de baunilha

|PREPARAÇÃO|
Preaqueça o forno nos 190º.
Unte uma forma quadrada com 20 cm de lado (ou uma redonda com 24 cm de diâmetro) com um pouco de manteiga. Forre com papel vegetal e volte a untar com manteiga.
Cubra o fundo da forma com as cerejas.
Coloque os restantes ingredientes no copo da varinha mágica, na liquidificadora ou na Bimby e triture até obter um creme.
Verta o creme por cima das cerejas e leve ao forno durante 35 a 40 minutos. Se começar a ficar muito dourado, cubra com um pouco de papel alumínio.
Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos, desenforme e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.
Caso tenha optado por utilizar uma forma quadrada, corte quadrados com cerca de 5 cm.

|DICAS|
O clafoutis pode ser servido morno, acompanhado de uma bola de gelado de nata ou baunilha, ou então bem frio, depois de ter passado algumas horas no frigorífico.

|CURIOSIDADES|

O Clafoutis é uma sobremesa dede origem francesa e consiste, basicamente, numa tarde  de fruta feita sem massa. Ou seja, uma fruta, envolvida num creme de ovos, natas, farinha e açúcar.

SalvarSalvar

2 respostas para “Clafoutis”

  1. Holaaaa, en primer lugar un millón de gracias por tus palabras hacia mi y decirte que ye quedo de relujo el post y las fotos, que son las que hablan realmente, te quedan ideales siempre. Como tu, en Xantar te conocí, a traves de las redes sociales sabes que desde entonces te sigo porque me encanta lo que haces y decirte que tienes una amiga en La Coruña, un besazo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Create a website or blog at WordPress.com

Descubra mais sobre Faz e Come

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading