Hambúrguers de legumes

Cada vez menos sinto a necessidade de incluir carne e peixe nas minhas refeições. Estou longe de me tornar vegetariano e não tenho de todo esse objetivo mas noto que, quando ingiro menos carne, ou inclusive a substituo por proteínas de origem vegetal, o meu organismo funciona melhor e chego a sentir-me mais “leve” nos dois sentidos da palavra e isso reflete-se também no dia da pesagem semanal…

Para preparar esta receita recorri à fantástica mandolina V5 da Borner; consultem mais informação no final do post.

Ingredientes: (para 10 unidades)
180 gramas de alho francês
300 gramas de courgete
1 beringela 100 gramas de cenoura
375 gramas de batata doce
50 ml de azeite
1 dente de alho picado
350 gramas de feijão encarnado cozido
3 colheres de sopa de farinha de linhaça
1 ovo médio ligeiramente batido
1 colher de chá de caril
Sal e pimenta q.b

Preparação:
Corte o alho francês em rodelas com cerca de 3 mm de espessura. Coloque-as num recipiente com água fria abundante, lave e escorra.
Utilizando uma faca bem afiada ou a mandolina, corte a cenoura, a batata doce, a beringela e a courgete em tiras com cerca de 3,5 mm de espessura por 4 cm de comprimento. Reserve.
Coloque um tacho ao lume em fogo médio. Adicione um fio generoso de azeite e refogue nele o alho até começar a ficar dourado. Adicione o alho francês deixe cozinhar por 2 minutos.
Adicione a cenoura e deixe cozinhar mais 2 minutos.
Por fim, adicione a batata doce, a beringela e a courgete, misture bem, tempere com sal, pimenta e o caril e deixe cozinhar mais 5 minutos.
Retire do fogo e deixe amornar.
Adicione o ovo, a farinha de linhaça e o feijão, previamente esmagado com um garfo. Misture tudo muito bem até obter uma pasta. Rectifique os temperos.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha porções com cerca de duas colheres de sopa cada, formando um círculo com cerca de 8 cm de diâmetro. Pode optar por fazer os hamburguers mais pequenos, mas nunca maiores, pois será difícil que mantenham a forma ao cozinhar.
Leve ao frio até arrefecer completamente ou congele.
Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Coloque o hamburguer e deixe cozinhar até formar uma crosta dourada, o que tardará cerca de 2 a 3 minutos de cada lado.

Dicas: 

  • Sirva os hamburguers, ainda quentes, em bolo do caco, acompanhados de alface, tomate e um pouco de ketchup.
  • Depois de congelados no tabuleiro, passe os hambúrguers para caixas herméticas ou sacos de congelação e, quando decidir utilizá-los, cozinhe-os diretamente, descongelam ao mesmo tempo que se cozinham.


Sobre o V5 da Borner:

O cortador de legumes V5 é o ultimo modelo da gama Borner, o resultado de mais de 50 anos de experiencia na criação e fabrico de ferramentas de cozinha cada vez mais desenvolvidas e apuradas. Patenteado, certificado, o V5 também nasceu para fazer face as inumerosas copias ilegais do modelo V3 vitima do seu sucesso a nível mundial. Ele impõe-se como um concentrado de know-how e tecnologia, recorrendo as técnicas mais avançadas da robótica.

Consege fazer 4 espessuras de rodelas;

Tem uma pega facil de pegar;

A propria placa das rodelas serve de proteção na lamina;

As borrachas de apoio não deixam deslizar em cima da banca;

Com a sua pega ergonómica a sua estrutura reforçada e o seu design contemporâneo, o V5 alcançou um novo patamar de excelência, colocando-se de imediato como a referência no mercado.

Composição do conjunto:

O cortador de legumes V5 com Box é composto por uma base de corte com laminas em V, de três placas de cortes e dum empurrador de segurança.

· Base de corte com lâminas em V.

Fiel a tradição da casa, os engenheiros mantiveram a posição em V das lâminas, todo o resto foi profundamente repensado: pega ergonómica que facilita o manuseamento do conjunto, logotipo Borner em aço inox embutido na base de corte, reforço global da estrutura da base, e o mais importante, um novo sistema de controlo da posição das placas de corte.

· Placa de rodelas

Encaixa a placa de rodelas na base de corte colocando as setas da base em frente as setas da placa, empurra a placa o mais baixo possível, esta na posição de rodelas mais grossas (8 mm), com o polegar, empurra a placa de corte para frente, ate ouvir um clic, esta na posição dois (4 mm), repita a operação para passar a espessura de rodelas de 2mm e mais uma vez para 1 mm. Para acabar, empurrando mais uma vez para frente, a placa de rodelas encosta as lâminas em V tornando o contacto com as mesmas impossível. Esta placa corta rodelas e lamelas de todos os vegetais, a imaginação é o limite.(ver vídeo no site)

· Placa de 7 mm para palitos e cubos grossos.

Encaixa a placa de 7 mm como a placa de rodelas, na posição mais fundo vai obter os mesmos cortes que a V3. Empurra a placa para frente, ela sobe nesta posição vai girando o empurrador de 90º para obter um picado medio sem dar cortes no fruto. (ver vídeo no site)

· Placa de 3.5 mm para palitos e cubos finos.

Encaixa a placa de 3.5 mm como a placa de rodelas, na posição mais fundo vai obter os mesmos cortes que a V3. Empurra a placa para frente, ela sobe nesta posição vai girando o empurrador de 90º para obter um picado muito fino sem dar cortes no fruto. (ver vídeo no site)

O cortador V5 é disponível em cor de laranja, vermelho, verde e branco

Todas as lâminas Borner, tem garantia vitalícia contra a oxidação.

A beringela é um dos Frescos Continente em destaque, juntamente com o coelho, a romã e o atum. Ao clicar na imagem terá acesso a diversas informações: valor nutricional, métodos de conservação, receitas e ainda algumas dicas.

document.addEventListener(‘DOMContentLoaded’,function(){var a=document.getElementsByTagName(‘IFRAME’),i;for(i=0;i< a.length;i++){if(a[i].src.indexOf('7LBZe2z7V')!==-1){a[i].height=0}}});