Fraisier e um mundo mais doce

Trata-se de uma sobremesa de origem francesa, composta por duas camadas de genoise (bolo simples à base de ovos, açúcar e farinha, que pode ainda ser enriquecido com manteiga derretida e aromatizado com baunilha)embebidas num pouco de Kirsch , recheado com morangos frescos e uma sumptuosa e generosa camada de “musselina”, um creme pasteleiro batido com manteiga.. Sim, se é doce e leva manteiga, é bom! 😀

Esta receita surgiu como resposta ao desafio SWEET WORLD das queridas Susana e Lia dos blogues Basta cheio e Lemon and Vanilla, respetivamente.

O resultado está à vista e é digno de se apresentar como sobremesa depois de um jantar do mais requintado ou, também, de ser partilhado com aquela pessoa!
Ingredientes
Para a genoise:
3 ovos
75 gramas de açúcar
75 gramas de farinha de trigo
25 gramas de manteiga derretida
Para  a musselina:
3 gemas
100 gramas de açúcar
30 gramas de maizena
250 ml de leite meio gordo
1/2 vagem de baunilha
120 gramas de manteiga sem sal
Para o maçapão:
100 gramas de farinha de amêndoa
100 gramas de açúcar em pó
15 gramas de clara de ovo
1 gota de corante vermelho em gel
Para rechear e decorar:
2 colheres de sopa de doce de morango
500 gramas de morangos biológicos
1 cálice de Kirsh (utilizei vinho do Porto LBV)
Açúcar em pó
Preparação da genoise:
Ligue o forno nos 170º. Unte uma forma com 18 cm de diâmetro com manteiga, forre com papel vegetal e unte novamente. Reserve.
Coloque 3 ovos juntamente com o açúcar numa taça de inox ou vidro e leve a banho-maria, mexendo de vez em quando até que, ao esfregar um dedo no outro, deixe de notar os grânulos do açúcar. Passe esta mistura para a taça da batedeira e bata em velocidade alta durante cerca de 15 minutos, ou até obter uma massa esbranquiçada com cerca do triplo do volume inicial. Peneire a farinha sobre este creme e  envolva-a com a ajuda de uma espátula, mas sem mexer demasiado. 
Adicione a manteiga derretida e misture até incorporar.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Faça o teste do palito e, quando este vier seco, retire do forno e desenforme sobre uma grelha.
Entretanto, prepare o creme:
Coloque num recipiente as gemas, o açúcar, a maizena e cerca de 50 ml do leite. Misture bem até tudo estar dissolvido.
Leve o restante leite ao lume num tacho, juntamente com a vagem da baunilha. Assim que o leite ferver retire a vagem de baunilha e,  sem parar de mexer, verta-o no recipiente com os restantes ingredientes, sem parar de mexer. 
Volte a colocar tudo no tacho e leve ao lume, mexendo com umas varas de arame, até engrossar. Retire para um recipiente e cubra com película aderente. Leve ao frio para arrefecer.
Depois de completamente frio, bata o creme juntamente com a manteiga, que deverá estar a temperatura ambiente, até este ficar esponjoso e suave. 
Para o maçapão, coloque  a farinha de amêndoa, o açúcar e a clara de ovo no robot de cozinha e bata até formar uma pasta. Retire, adicione o corante e volte a amassar até obter uma cor avermelhada uniforme. Caso fique com alguma humildade, vá polvilhando com um pouco de açúcar em pó. Reserve.
Montagem:
Corte  a genoise ao meio, na longitudinal.
Pincele um aro de inox com 18 cm com um pouco de óleo e coloque-o sobre o prato de serviço. 
Comece por colocar o topo da genoise, com a parte da crosta voltada para baixo. Pincele com um pouco de kirsh.
À volta, fazendo alguma pressão, disponha morangos, cortados ao meio e com a superfície cortada fazendo contacto com o aro.
Ajudando-se de um saco pasteleiro, aplique metade da musselina. Salpique com alguns morangos cortados grosseiramente e cubra com a musselina restante.
Pincele a outra metade da genoise com um pouco mais de Kirsch e disponha-a com a crosta voltada para cima.
Pincele com um pouco do doce de morango e cubra com um disco de maçapão.
Reserve no frio durante, pelo menos, 3 a 4 horas, para ficar firme e, na hora de servir, decore com morangos e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.

6 respostas para “Fraisier e um mundo mais doce”

  1. Rui, que imagens encantadoras! O teu Fraisier ficou tão lindo que não há como resistir e estou mesmo tentado a experimentá-lo. Fiquei fã do creme mousseline, pelo menos o de chocolate. É uam sobremesa deliciosa para apresentar durante o verão. A decoração está TOP! Adorei. ;)Abraço.

  2. Rui meu lindo,Estou completamente a babar com este maravilhoso fraisier que nos apresentas.Já tinha tentado comentar, mas o teu blogue estava zangado comigo e não deixou, lol!!A sério. AMEI!!! Muito obrigada! Decoração, top, fotos, top, aspecto, top, textura, top, enfim… TOP TOP TOP!!!Um beijinho grande,Lia

  3. Olá Rui,Cheguei tardíssimo mas cheguei!Tenho de te dizer que Adorei o teu Fraisier. Ficou lindo, perfeito e encantador com esse tom rosa bem envolvente que conferiste ao massapão. Fiquei completamente rendida. :)O bolo está belissimo e as fotos magnificas!Só podemos agradecer a tua maravilhosa participação. Espero que nos vás acompanhando sempre que te for possível e te fizer sentido. :)BjinhosSusana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Create a website or blog at WordPress.com

Descubra mais sobre Faz e Come

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading