Fraisier e um mundo mais doce

Trata-se de uma sobremesa de origem francesa, composta por duas camadas de genoise (bolo simples à base de ovos, açúcar e farinha, que pode ainda ser enriquecido com manteiga derretida e aromatizado com baunilha)embebidas num pouco de Kirsch , recheado com morangos frescos e uma sumptuosa e generosa camada de “musselina”, um creme pasteleiro batido com manteiga.. Sim, se é doce e leva manteiga, é bom! 😀

Esta receita surgiu como resposta ao desafio SWEET WORLD das queridas Susana e Lia dos blogues Basta cheio e Lemon and Vanilla, respetivamente.

O resultado está à vista e é digno de se apresentar como sobremesa depois de um jantar do mais requintado ou, também, de ser partilhado com aquela pessoa!
Ingredientes
Para a genoise:
3 ovos
75 gramas de açúcar
75 gramas de farinha de trigo
25 gramas de manteiga derretida
Para  a musselina:
3 gemas
100 gramas de açúcar
30 gramas de maizena
250 ml de leite meio gordo
1/2 vagem de baunilha
120 gramas de manteiga sem sal
Para o maçapão:
100 gramas de farinha de amêndoa
100 gramas de açúcar em pó
15 gramas de clara de ovo
1 gota de corante vermelho em gel
Para rechear e decorar:
2 colheres de sopa de doce de morango
500 gramas de morangos biológicos
1 cálice de Kirsh (utilizei vinho do Porto LBV)
Açúcar em pó
Preparação da genoise:
Ligue o forno nos 170º. Unte uma forma com 18 cm de diâmetro com manteiga, forre com papel vegetal e unte novamente. Reserve.
Coloque 3 ovos juntamente com o açúcar numa taça de inox ou vidro e leve a banho-maria, mexendo de vez em quando até que, ao esfregar um dedo no outro, deixe de notar os grânulos do açúcar. Passe esta mistura para a taça da batedeira e bata em velocidade alta durante cerca de 15 minutos, ou até obter uma massa esbranquiçada com cerca do triplo do volume inicial. Peneire a farinha sobre este creme e  envolva-a com a ajuda de uma espátula, mas sem mexer demasiado. 
Adicione a manteiga derretida e misture até incorporar.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Faça o teste do palito e, quando este vier seco, retire do forno e desenforme sobre uma grelha.
Entretanto, prepare o creme:
Coloque num recipiente as gemas, o açúcar, a maizena e cerca de 50 ml do leite. Misture bem até tudo estar dissolvido.
Leve o restante leite ao lume num tacho, juntamente com a vagem da baunilha. Assim que o leite ferver retire a vagem de baunilha e,  sem parar de mexer, verta-o no recipiente com os restantes ingredientes, sem parar de mexer. 
Volte a colocar tudo no tacho e leve ao lume, mexendo com umas varas de arame, até engrossar. Retire para um recipiente e cubra com película aderente. Leve ao frio para arrefecer.
Depois de completamente frio, bata o creme juntamente com a manteiga, que deverá estar a temperatura ambiente, até este ficar esponjoso e suave. 
Para o maçapão, coloque  a farinha de amêndoa, o açúcar e a clara de ovo no robot de cozinha e bata até formar uma pasta. Retire, adicione o corante e volte a amassar até obter uma cor avermelhada uniforme. Caso fique com alguma humildade, vá polvilhando com um pouco de açúcar em pó. Reserve.
Montagem:
Corte  a genoise ao meio, na longitudinal.
Pincele um aro de inox com 18 cm com um pouco de óleo e coloque-o sobre o prato de serviço. 
Comece por colocar o topo da genoise, com a parte da crosta voltada para baixo. Pincele com um pouco de kirsh.
À volta, fazendo alguma pressão, disponha morangos, cortados ao meio e com a superfície cortada fazendo contacto com o aro.
Ajudando-se de um saco pasteleiro, aplique metade da musselina. Salpique com alguns morangos cortados grosseiramente e cubra com a musselina restante.
Pincele a outra metade da genoise com um pouco mais de Kirsch e disponha-a com a crosta voltada para cima.
Pincele com um pouco do doce de morango e cubra com um disco de maçapão.
Reserve no frio durante, pelo menos, 3 a 4 horas, para ficar firme e, na hora de servir, decore com morangos e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.

Anúncios