Na cozinha com… Célio Cruz

Primeiro dia de Junho, primeiro dia de calor a sério e cá está a nova edição da rubrica Na Cozinha com…

O convidado deste mês é alguém que de veras admiro. É um dos bloggers portugueses mais influenciadores e, cada vez que publica uma foto ou receita nova, passo minutos a apreciar o bem que nos transmite a sua mensagem.
Como estou certo de que muitos seguidores são também fãs do amigo Célio do blog Sweet Gula, convidei-o para nos dar uma palavrinha.

Faz & Come – Quem é o Célio Cruz?
C.C. O Célio é um jovem que há cerca de 20 anos decidiu deixar a vila onde vivia, partindo à descoberta e ingressando na Marinha Portuguesa, fazendo aí  carreira e onde permanece até aos dias de hoje trabalhando com aeronaves.
Apaixonado por gastronomia, adora andar no mundo dos tachos e dedica grande parte do seu tempo livre ao blog Sweet Gula com o qual busca cada vez mais informação e desenvolve aprendizagem acerca de Fotografia e Food Styling, outras duas grandes paixões. Adoro viajar, gosto de conhecer novos países, mas sobretudo adoro perder-me pelas terras e aldeias portuguesas que têm muito para explorar. Temos um país lindo com um clima maravilhoso que eu não troco por nada.
Faz & Come  – O teu blog chama-se Sweet Gula. Consideras-te guloso ?
C.C. Muito guloso! Desde que me conheço que me lembro de ser guloso… Eeheh  Os doces são daqueles pequenos prazeres inexplicáveis dos quais adoro tirar partido. Acho que não há nada melhor que um doce para alegrar o dia de alguém ou para tornar um problema mais “leve”.
Faz & Come – Quem te segue fica maravilhado, não só com as deliciosas receitas, mas também com a fantástica produção fotográfica que cada uma delas carrega. Fala-nos desta tua paixão.
C.C. A fotografia é uma paixão muito antiga. Surgiu na minha adolescência quando o meu irmão me ofereceu a minha primeira máquina fotografica analógica a sério, uma Pentax. Para onde quer que fosse andava sempre com ela, adorava registar todos aqueles momentos especiais em família e com os amigos, os locais que visitava. Tentava sempre  juntar dinheiro para comprar rolos e poder revelá-los. Ainda hoje guardo muitas dessas fotografias. A paixão pela fotografia de comida surge mais tarde, com a aquisição de livros de culinária (acho que a culpa é do Jamie!) e com o apareciemento dos primeiros blogues de culinária. Adorava ver a forma como os pratos eram apresentados e uma fotografia podia dizer muito mais para além da comida em si. Com a criação do blog essa paixão cresceu e todos os dias aprendo algo novo e estou sempre em busca de inspiração. Nas minhas receitas gosto de criar um cenário, de contar uma história, algo que inspire quem visita o blog, que dê vontade de ficar ali alguns minutos a contemplar aquela(s) imagens(s), que incentive as pessoas a irem para a cozinha fazer aquela receita. Porque é isso que eu sinto quando visito alguns blogues nacionais e internacionais. 

Faz & Come – Doces ou salgados?
C.C. Gosto de ambos, mas definitivamente os doces são a minha praia. Por vários motivos. O óbvio, porque sou guloso. Depois porque acho que são muito mais fáceis de fotografar e apresentar. Uma sobremesa causa sempre mais impacto visualmente falando do que um prato salgado. Os doces fazem despertar os sentidos, despertam a gula que há mim… Eheh.
Faz & Come – O que nunca pode faltar no teu armário/frigorífico?
C.C. Limões! Que nunca me faltem os limões. É daqueles frutos versáteis com os quais consegues fazer imensas coisas. Tanto servem para pratos doces como salgados, dão para temperar e no verão servem para fazer umas limonadas deliciosas para refrescar. Sou um lemon lover assumido. E ovos, de preferência caseiros. Também são versáteis, nutritivos e podes não ter mais nada em casa, mas se tiveres ovos já não passas fome. J
Faz & Come – Que destino turístico gastronómico gostarias de visitar num futuro muito próximo?
C.C. Não desfazendo do nosso país que tem uma gastronomia única e indescritível, adorava visitar a cidade de San Sebastián, bem lá no norte de Espanha. É conhecida pela grande mestria dos chefes de cozinha que ali se formam e pelas estrelas Michelin que colecionam. Também gostava de visitar Florença em Itália, uma vez que me identifico bastante com a cozinha daquele país. E Provence em França também seria um destino que me deixaria bastante feliz.

Muito obrigado, Célio, por partilhares um bocadinho de ti connosco!


4 respostas para “Na cozinha com… Célio Cruz”

  1. Rui, mais uma vez, muito obrigado pela oportunidade de dares a conhecer um pouco mais de mim a quem segue o meu trabalho enquanto blogger. Foi um prazer colaborar contigo nesta rubrica. :)Continuação de muito sucesso com o teu blog, do qual também sou grande admirador.Um abraço. Célio

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Create a website or blog at WordPress.com

Descubra mais sobre Faz e Come

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading