Nos últimos dias estivemos à conversa Na Cozinha com uma convidada especial que, apesar de viver em Lisboa, tens raízes no minho. Chama-se Cláudia Vasconcelos, é um doce de pessoa e autora do blog Dona Biscoito, um verdadeiro doce de pessoa 🙂
Faz & Come. Quem é a Cláudia Vasconcelos?
C.V. A Cláudia é uma minhota, de Viana do Castelo, que veio para Lisboa tirar um curso de Design e Arquitectura de Interiores, no IADE, e por cá ficou.
Preenche-me tudo o que implique Decoração de Interiores e por arrasto a fotografia. Adoro andar a mudar os móveis de sítio e renovar as cores da decoração de cada compartimento da casa.
A cozinha também mora no coração e folhear livros de receitas faz parar o tempo…
Ao Minho agora só de férias, mas penso todos os dias em voltar!
Faz & Come. Porquê Dona Biscoito?
C.V. Uma amiga falou-me em ter um blog, ela já tinha o dela, mas eu desconhecia totalmente o conceito. Um dia na busca de uma receita deparei-me com um blog extraordinário e achei que poderia fazer um também. Mas era tudo muito verde e nem imaginava a dimensão que um blog poderia ter. Não tinha a noção que seria um local na internet onde se teria seguidores e só quando essa minha amiga me explicou e ajudou nos primeiros passos é que fui percebendo.
No início queria Dona Bolacha, mas o Blogspot não o permitiu e acabou por ficar Dona Biscoito. Começou por ser apenas para mostrar alguns doces que fazia. Na altura não cuidava da fotografia, não se atrevam a ir ver atrás, (risos). Misturava trabalhos manuais com bolachas, e nem sequer punha as receitas.
A ver outros blogs é que fui percebendo o que deveria fazer. O blog foi crescendo, mudou de imagem e hoje é um sítio com receitas e fotografias, onde tento todos os dias melhorar.
Faz & Come. Quem te segue fica maravilhado, não só com as deliciosas receitas, mas também com as fantásticas fotos com que nos brindas. É algo de que sempre gostaste?
C.V. Comecei a cozinhar quando frequentei o 12º. Nesse tempo só tínhamos 3 disciplinas e as aulas eram de tarde. Os meus pais eram professores e nenhum dos meus irmãos queria almoçar no refeitório da escola. Juntávamo-nos todos na hora do almoço em casa.
As centenas de Tele Culinárias do Chef Silva que o meu pai coleccionava começaram a cativar-me e todos os dias experimentava uma receita para o almoço da família. Lembro-me que a primeira foram ervilhas com ovos escalfados. Na época não sonhava sequer em fotografar pratos de culinária.
No entanto, as máquinas fotográficas sempre fizeram parte da minha vida. O meu pai revelava fotografias em casa e eu estava sempre com ele a ver como se fazia. Brindou-me com a primeira câmara aos 12 anos. Amo fotografar e já perdi a conta às fotografias que tenho. Andava e ando sempre de máquina atrás.
Já passei por todo o tipo de câmaras. Até tive uma Zenith, pesada e robusta 🙂
Faz & Come. As receitas que podemos ver no Dona Biscoito são, na maioria, de doces. Gostas mais de doces do que de salgados?
C.V. É verdade, prefiro mais doces que salgados. Resultam melhor em fotografia, e no fundo tenho mais queda para eles. Sou gulosa por natureza e nunca recuso um quadradinho de chocolate, mas o melhor mesmo é um par de quadradinhos 😉
O livro de receitas da minha mãe está todo testado e os bolinhos de areia são o meu segredo.
Faz & Come. O que nunca pode faltar no teu armário/frigorífico?
C.V. No meu armário nunca pode faltar farinha Branca de Neve e aveia e no frigorífico manteiga sem sal e iogurte grego. Também nunca falta Kefir.
Faz & Come. Para terminar, qual o teu prato ou comida preferida?
C.V. Gosto de comidas variadas, mas posso dizer que adoro Tucussado, um peixe de cozinha moçambicana ou uma salada fresca de carnes brancas.
Faz & Come. Muito obrigado, Cláudia, por aceitares partilhar as raízes do teu cantinho connosco 😉
Deixe um comentário