Bolo anjo

DSC_0240.JPG
Chegou a minha versão do “Angels food cake”, em português Bolo dos Anjos. E não é que o nome não podia ser mais adequado? Trata-se de um bolo tão leve, fofo e claro que parece mesmo uma núvem… Se bem que nalgumas receitas que encontrei utilizam baunilha, decidi dar-lhe um toque mais fresco e não poderia utilizar outro ingrediente senão o limão…
Para quem faz sobremesas com muitas gemas, a partir de agora este bolinho irá roubar o lugar ao molotoff e à pavlova!

Ingredientes:

12 claras de ovos médios (360 gramas)
300 gramas de açúcar
150 gramas de farinha com fermento
1 colher de chá de cremor tártaro
1 limão (raspa da casca)
1 colher de café de sal

Preparação:

Ligue o forno nos 175º.
Numa taça bem limpa e seca, bata as claras juntamente com o sal. Assim que começarem a fazer espuma, adicione dois terços do açúcar e o cremor tártaro e bata e continue a bater até obter um merengue com picos não demasiado definidos.
Peneire o restante açúcar juntamente com a farinha. Adicione a mistura de farinha e açúcar mais a raspa da casca do limão às claras e misture, com a ajuda de uma espátula, muito cuidadosamente, certificando-se de que não fica com grumos de farinha.
Verta o preparado numa forma com chaminé, anti-aderente, sem untar.
Leve ao forno durante 30 a 40 minutos, até ficar dourado e, ao espetar uma faca afiada, esta não saia com restos de massa.
Retire do forno e, dê a volta para cima de uma grelha ou chávena, de modo a impedir que o bolo toque na superfície para fazer circular o ar. Não se preocupe, ele não vai cair!
Depois de completamente frio, passe uma faca ou espátula fina ao redor do bolo e do canudo para o descolar.
Desenforme e decore a gosto, com um pouco de açúcar em pó, chocolate ou frutos.

DSC_0241.JPG

DSC_0245.JPG

DSC_0248.JPG

Anúncios