Porque não há bolos iguais e o pedido de hoje requeria chocolate, lima e pipocas. Para alguém cuja cor preferida é o verde, acabaram por sair estes dois bolos, similares exceto na decoração. Acho que hoje, pela primeira vez, consegui fazer um degradé perfeito ou quase perfeito, pelo menos aos meus olhos 🙂
A receita da base do bolo veio da C, que no outro dia insistiu para que eu o provasse; gostei tanto que, como podem ver, já dei uso à receita 😉
Triple C: Cristy’s Chocolate cake 😀
Ingredientes (chávena com capacidade para 250 ml):
4 ovos
1,5 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
2/3 chávena de óleo vegetal
1 chávena de leite
1/2 chávena de cacau magro em pó
1/2 chávena de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
Para o recheio/cobertura:
400 ml de natas para bater
150 gramas de açúcar
2 limas (sumo e raspa da casca)
1 chávena de Maltesers
Corante alimentar em gel de cor verde
Preparação:
Ligue o forno nos 170º. Unte uma forma alta com 18 centímetros de diâmetro com manteiga e polvilhe-a com farinha.
Separe as gemas das claras.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo, esbranquiçado.
Adicione o leite e o óleo e misture bem com a ajuda de umas varas de arame.
À parte, peneire a farinha, o chocolate em pó, o cacau e o fermento e adicione-os ao preparado anterior, misturando bem com uma colher de pau.
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e adicione-as aos restantes ingredientes, com movimentos envolventes, ajudando-se de uma espátula de silicone.
Verta o preparado na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Faça o teste do palito.
Assim que o bolo estiver cozido, retire-o do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos. Desenforme e deixe que arrefeça completamente em cima de uma grelha.
Para o recheio, bata as natas bem frias até começarem a ficar firmes. Adicione o açúcar, a raspa da casca e o sumo das limas e bata mais um pouco, até obter uma mousse bem firme. Divida a mousse obtida em quatro partes iguais.
Corte o bolo em três ou quatro partes na horizontal.
Coloque uma camada de bolo no prato de serviço, barre com um pouco de mousse, polvilhe com alguns maltesers cortados grosseiramente, alise e vá sobrepondo as outras camadas, repetindo sempre o processo. No final, barre todo o bolo nos laterais e topo e alise com a ajuda de uma espátula. Leve ao frio durante meia hora.
Adicione, gradualmente, uma ou duas gotas de corante a duas partes de mousse, sendo que se pretendem dois tons, um mais escuro e outro mais suave.
Com a ajuda de um saco pasteleiro e uma boquilha lisa, cubra 1 terço do bolo, de baixo para cima, com a mousse mais escura. Faça o mesmo com a mousse mais clarinha e, finalmente, o resto das laterais e topo com a mousse branca.
Alise com uma espátula e retire os excessos.
Decore a gosto e leve novamente ao frio.
Deixe um comentário