A última semana foi de trabalho intenso, com pausa apenas para descansar e dormir o necessário e, como já me vêm conhecendo, sabem que preciso daquelas pausas para ligar o forno de casa e fazer um bolinho, pois só assim relaxo completamente (curioso, não é?) e cá estamos, em pijama, com um bolinho acabado de fazer. A cozinha cheira a bolo, a maçã, e canela, uma das minhs combinações preferidas.
Ah, aproveitei para, pela primeira vez, dar uso aos ovos azuis da minha galinha araucana 🙂
Experimentem a receita e confirmem-me se sabe bem ou não estar em casa uma segunda-feira chuvosa com bolo de maçã e canela 😉
Ingredientes:
3 ovos médios (usei da raça araucana por terem valores mais baixos em colesterol)
125 gramas de açúcar amarelo
75 gramas de creme culinário (uso Vaqueiro líquida)
150 gramas de farinha de arroz
1 cholher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela moída
2 maçãs médias
Para a cobertura:
200 ml de natas vegetais
50 gramas de açúcar
1 colher de café de canela
Para decorar:
100 gramas de açúcar
2 maçãs pequenas lavadas e secas
Preparação:
Ligue o forno nos 170º.
Unte uma forma alta com 15 cms de diâmetro com manteiga. Forre o fundo com um disco de papel vegetal, volte a untar e polvilhe com farinha.
Com umas varas de arame, bata o creme culinário com o açúcar até obter um creme leve. Adicione os ovos, um de cada vez sem parar de bater.
Peneire a farinha, a canela e o fermento em pó e misture bem.
Verta um terço da massa na forma.
Descasque e retire o caroço às maçãs e corte-as em fatias com cerca de 5 mm.
Disponha metade das maçãs por cima da massa já na forma. Verta mais um terço da massa e coloque mais uma camada de maçã. Termine com a massa restante e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.
Depois de frio, prepare o recheio:
Bata as natas vegetais e, quando começarem a ficar firmes, adicione o açúcar e a canela e bata mais um pouco, até formarem picos bem firmes.
Corte o bolo ao meio. Coloque o creme de canela num saco de pasteleiro com boquilha lisa e cubra a parte de baixo do bolo. Sobreponha a outra parte do bolo e barre-a com o creme restante.
Leve ao frio durante meia hora.
Para a decoração, coloque o açúcar restante numa firgideira pequena antiaderente e leve-a ao luma, agitando com cuidado até obte rum caramelo bem dourado. Espete as maçãs com um palito grande e passe-as, cuidadosamente, pelo caramelo. Coloque-as sobre uma folha de papel vegetal. Se sobrar caramelo, coloque-o numa colher de sopa e faça movimentos em forma de “zig-zag” em cima do papel vegetal para formar uma rede.
Deixe secar o caramelo e decore o bolo.
2 respostas para “Bolo de arroz com maçã e canela (apta para celíacos)”
Que rico aspeto!!
Fico de queixo caído com estes teus bolos! Beijinhos