Bolo de laranja com mousse de amoras
Tal como prometido, passei por aqui para partilhar convosco a receita de um bolinho semifrio de aniversário, elegante, delicioso, com um toque de laranja e o verdadeiro sabor a amoras silvestres acabadas de colher. 🙂
Ingredientes:
6 ovos
200 gramas de açúcar
275 gramas de farinha
1 laranja (raspa da casca)
100 gramas de manteiga derretida
Para o recheio/cobertura:
125 gramas de amoras mais algumas para decorar
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de vinagre de frutos vermelhos
400 ml de natas para bater bem frias
3 folhas de gelatina
Preparação:
Préaqueça o forno nos 175º.
Unte uma forma alta com 15 centímetros de diâmetro com manteiga e polvilhe-a com farinha.
Na taça da batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata, numa velocidade alta, até obter um creme fofo esbranquiçado com o triplo do volume.
Adicione a manteiga e mexa.
Adicione a farinha, previamente peneirada, e a raspa da casca da laranja e envolva-a na massa com a ajuda de uma espátula de silicone, com movimentos suaves, de baixo para cima.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Quando espetar um palito e este sair sem vestígios da massa, retire o bolo do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos dentro da forma.
Desenforme o bolo para cima de uma grelha e trate do recheio;
Num tacho pequeno, leve ao lume as amoras juntamente com o vinagre de frutos vermelhos e as duas colheres de sopa de açúcar. Esmague ligeiramente com a ajuda de um garfo e deixe ferver por cerca de 5 minutos.
À parte, demolhe as folhas de gelatina durante cerca de 3 minutos num recipiente com água fria. Escorra-as e adicione-as ao preparado das amoras, mexendo até se dissolverem.
Retire do lume e deixe arrefecer completamente, mas sem recorrer ao frigorífico.
Quando o bolo e a compota das amoras tiverem arrefecido, bata as natas bem frias até começarem a ficar firmes. Adicione o preparado das amoras e bata mais um pouco, até obter uma mousse.
Corte o bolo em quatro partes na horizontal.
Coloque uma base de bolo no prato de serviço;
Barre com a mousse de amoras e repita o processo até acabar com o bolo e a mousse. Barre o topo e laterais com a mousse e alise com uma espátula.
Decore com algumas amoras e carinho! 🙂
Leve ao frio durante duas a três horas.
Nota: Se não tiver forma com 15 centímetros de diâmetro pode usar uma maior, sendo que o bolo não irá render tantas camas, mas ficará igualmente delicioso.
Discover more from Faz e Come
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Aposto que é delicioso! Beijinhos